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O dispositivo da especificidade matemática e a produção do sujeito-professor(a)-de-matemática
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Palavras-chave

Dispositivo
Discurso
Ensino
Matemática

Como Citar

GRILO, Jaqueline de Souza Pereira; BARBOSA, Jonei Cerqueira; MAKNAMARA, Marlécio. O dispositivo da especificidade matemática e a produção do sujeito-professor(a)-de-matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021011, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661833. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661833. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico que tem como objetivo discutir o dispositivo da especificidade matemática operado por professores de matemática. A construção da nossa argumentação apoiou-se em conceitos da caixa de ferramentas foucaultiana e incidiu sobre estudos que tratam do Conhecimento Matemático para o Ensino, do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e da Matemática para o Ensino. Problematizar o discurso da Matemática específica para ensinar possibilitou identificar a principal linha de força do dispositivo: a existência de uma Matemática específica para ensinar. Esta, por sua vez, emaranhada na rede que constitui o dispositivo produzem formas de ser-professor(a)-de-Matemática, dentro do jogo das relações de poder que pretende conduzir a conduta desses professores.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661833
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