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Oficinas de criatividade em matemática
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Palavras-chave

Oficinas de criatividade em matemática
Pensamento crítico e criativo
Aprendizagem matemática
Resolução de problemas

Como Citar

COSTA, Ildenice Lima; SILVA, Alessandra Lisboa da; GONTIJO, Cleyton Hércules. Oficinas de criatividade em matemática: uma experiência nos anos iniciais. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021010, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661902. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661902. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa “Ativando o pensamento crítico e criativo das crianças em matemática” realizada em Brasília – DF, trata de uma intervenção com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, para estimular o pensamento crítico e criativo, bem como analisar os efeitos do uso de técnicas de criatividade no rendimento escolar, na motivação e na criatividade em matemática. Foram realizadas oito “Oficinas de Criatividade em Matemática" nas quais os estudantes foram instigados a criar estratégias para solucionar problemas matemáticos, conforme as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados mostraram a viabilidade das oficinas para motivar os estudantes nas tarefas matemáticas e promover aprendizagens significativas. Com as oficinas, podemos diversificar as avaliações e estratégias metodológicas de ensino, de modo a possibilitar o desenvolvimento do potencial crítico e criativo dos estudantes e auxiliar a prática docente.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661902
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