Banner Portal
Planejar para ensinar e aprender Matemática
INGLÊS
PORTUGUÊS

Palavras-chave

Educação matemática
Formação de professores
GeoGebra

Como Citar

BATISTA, Carolina Cordeiro; PAULO, Rosa Monteiro. Planejar para ensinar e aprender Matemática: abertura de um estudo de aula. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022029, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8663821. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8663821. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é trazer aspectos das aprendizagens do professor que se envolve com o planejamento de uma aula de matemática, elaborando tarefas para serem realizadas com o GeoGebra. O tema da aula é “posição relativa de retas” e o contexto do planejamento é o de um grupo de três professores de matemática de uma escola de Tempo Integral da rede pública estadual paulista que foi constituído para o desenvolvimento do estudo de aula, tema que se investigou em uma pesquisa de doutorado. As reuniões do grupo ocorreram semanalmente durante um ano e meio. Os professores analisaram as possibilidades de exploração do conteúdo com o GeoGebra e evidenciaram aprendizagens, como a compreensão de que, com o aplicativo, os alunos podem mobilizar conhecimentos para resolver as tarefas e constituir um modo próprio de entender as ideias matemáticas. Essa compreensão leva-os a reconhecer a importância de dar ao discente a oportunidade de fazer investigações tendo, no software, uma possibilidade.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8663821
INGLÊS
PORTUGUÊS

Referências

Adler, J., & Alshwaikh. A. (2019). Case of Lesson Study in South Africa. In R. Huang, A. Takahashi & J. P. Ponte (Eds.), Theory and Practice of Lesson Study in Mathematics (pp. 317-342). Suiça: Springer. Retirado em 10 de julho, 2020, de: https://www.researchgate.net/profile/Jehad_Alshwaikh.

Baptista, M., Ponte, J. P., Velez, I., & Costa, E. (2014). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educação em Revista, 30(4), 61-79. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/04.pdf.

Batista, C. C. (2017). O Estudo de Aula na Formação de Professores de Matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 109f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. Retirado em 23 de janeiro, 2020, de: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/152467/batista_cc_me_rcla.pdf?sequence=3.

Bicudo, M. A. V. (2011). A pesquisa qualitativa olhada para além dos seus procedimentos. In M. A. V. Bicudo (Org.), Pesquisa qualitativa segundo uma visão fenomenológica (pp. 11-28). São Paulo: Editora Cortez.

Curi, E. (2018). Grupo de Pesquisa Colaborativo: espaço para promoção do desenvolvimento profissional docente. In E. Curi, J. C. P. Nascimento & J. P. Vece (Orgs.), Grupos Colaborativos e Lesson Study: contribuições para a melhoria do ensino de matemática e desenvolvimento profissional de professores (pp. 17-33). São Paulo: Alexa Cultural.

Estrella, S., Mena, A., & Olfos, R. (2018). Lesson Study in Chile: A Very Promising but Still Uncertain Path. In M. Quaresma, C. Winslow, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin & A. Takahashi (Eds.), Mathematics Lesson Study Around the World: Theoretical and Metodological Issues (pp. 105-122). Suiça: Springer. Retirado em 9 de julho, 2020, de: https://www.researchgate.net/publication/323960799_Lesson_Study_in_Chile_A_Very_Promising_but_Still_Uncertain_Path>.

Félix, T. F. (2010). Pesquisando a melhoria de aulas de Matemática seguindo a proposta curricular do Estado de São Paulo, com a metodologia da pesquisa de aulas (lesson study). Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos. Retirado em 23 de junho, 2020, de: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4412?show=full.

Fiorentini, D., Morelatti, M. R. M., & Bezerra, R. C. (2019). Apresentação Dossiê: Lesson Study em Matemática. Revista Educere et Educare, 14(32), 1-5. DOI: 10.17648/educare.v14i32.23708. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23708.

Fujii, T. (2016). Designing and adapting tasks in lesson planning: A critical process of lesson study. ZDM Mathematics Education, 48(4), 411–423. Retirado em 23 março, 2020, de: https://www.researchgate.net/publication/298213782_Designing_and_adapting_tasks_in_lesson_planning_a_critical_process_of_Lesson_Study>.

Fujii, T. (2018). Lesson Study and Teaching Mathematics Through Problem Solving: The Two Wheels of a Cart. In M. Quaresma, C. Winslow, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin & A. Takahashi (Eds.), Mathematics Lesson Study Around the World: Theoretical and Metodological Issues (pp. 1-11). Suiça: Springer.

Han, X., & Huang, R. (2019). Developing Teachers’ Expertise in Mathematics Instruction as Deliberate Practice through Chinese Lesson Study. In R. Huang, A. Takahashi & J. P. Ponte (Eds.), Theory and Practice of Lesson Study in Mathematics (pp. 59-82). Suiça: Springer.

Lewis, C., & Perry, R. R. (2014). Lesson Study with mathematical Resources: A Sustainable Model for Locally-led Teacher Professional Learning. Mathematics Teacher Education and Development, 16(1), 22-42. Retirado em 19 de dezembro, 2020, de: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1046670.pdf>.

Lewis, C., & Perry R. R. (2015). A Randomized trial of Lesson Study with Mathematical Resource Kits: Analysis of Impact on Teachers‟ Beliefs and learning Community. In J. Middleton, J. Cai & S. Hwang (Eds), Large-Scale Studies in Research in Mathematics Education, (pp. 133-158). Suiça: Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-07716-1_7.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2015). Exercícios, problemas e explorações: Perspectivas de professoras num estudo de aula. Quadrante, 24(2), 111-134. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/22628/1/Ponte,%20MQ,%20JMP,%20MB%20Quadrante%2024(2)%202015.pdf.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2016). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de matemática. Bolema, 30(56), 868-891. Retirado em 19 de dezembro, 2020, de: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2016000300868&script=sci_abstract&tlng=pt.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Fitting Lesson Study to the Portuguese Context. In M. Quaresma, C. Winslow, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin & A. Takahashi (Eds.), Mathematics Lesson Study Around the World: Theoretical and Metodological Issues (pp. 87-104). Suiça: Springer. Retirado em 9 de julho, 2020, de: https://www.researchgate.net/publication/323960988_Fitting_Lesson_Study_to_the_Portuguese_Context.

Richit, A., Ponte, J. P., & Tomkelski, M. L. (2019). Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 100(254), 54-81. Retirado em 10 de julho, 2020, de: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812019000100054&script=sci_arttext.

Richit, A., & Ponte, J. P. (2020). Conhecimentos Profissionais evidenciados em Estudos de Aula na perspectiva de Professores Participantes. Educação em Revista, 36, 1-29. Retirado em 10 de julho, 2020, de: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982020000100201.

Scheller, M., Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2019). O Formador na Condução de Sessões de um Estudo de Aula. Revista Educere et Educare, 14(32). Retirado em 10 de julho, 2020, de https://www.researchgate.net/publication/337772913_O_FORMADOR_NA_CONDUCAO_DE_SESSOES_DE_UM_ESTUDO_DE_AULA.

SEDUC-SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. (2011). Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. Secretaria da Educação: São Paulo. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/238.pdf.

SEDUC-SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. (2014). Material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Aluno – Matemática, Ensino Médio, 3ª série. Secretaria da Educação: São Paulo.

Souza, M. A. V. F., Wrobel, J. S., & Baldin, Y. Y. Lesson Study como Meio para a Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática – Entrevista com Yuriko Yamamoto Baldin. Boletim Gepem, (73), 115-130. Retirado em 5 de maio, 2020, de: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2018.020.

Stigler, J., & Hiebert, J. (1999). The Teaching Gap: Best Ideas from the World’s Teachers for Improving Education in the Classroom. New York: The Free Press.

Takahashi, A., & Mcdougal, T. (2016). Collaborative lesson research: maximizing the impact of lesson study. ZDM - International Journal on Mathematics Education, 48, 513-526. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2Fs11858-015-0752-x.pdf.

Winsløw, C., Bahn, J., & Rasmussen, K. (2018). Theorizing lesson study: two related frameworks and two Danish case-studies. In M. Quaresma, C. Winslow, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin, & A. Takahashi (Eds.), Mathematics Lesson Study Around the World: Theoretical and Metodological Issues (pp. 123-142). Suiça: Springer. Retirado em 10 de julho, 2020, de: https://www.researchgate.net/publication/323960989_Theorizing_Lesson_Study_Two_Related_Frameworks_and_Two_Danish_Case_Studies.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Zetetiké

Downloads

Não há dados estatísticos.