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Blocos lógicos em tempos do movimento da matemática moderna (1960-1980)
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Palavras-chave

Blocos lógicos
Saberes para ensinar
Currículos e programas

Como Citar

FRANCA, Denise Medina; SANTOS, Edilene Simões Costa dos. Blocos lógicos em tempos do movimento da matemática moderna (1960-1980). Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667882. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667882. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este texto objetiva, por meio da análise histórica de atividades em currículos e programas brasileiros, identificar elementos da constituição de saberes para ensinar classificação, seriação e ordenação com a utilização dos blocos lógicos, a fim de compreender o movimento de institucionalização destes saberes durante a Matemática Moderna. Os referenciais adotados buscam entender os saberes profissionais da docência em diferentes tempos históricos, tendo em vista tensões entre campo profissional e campo disciplinar da Matemática, e das Ciências da Educação presentes em legislações, programas, currículo, decretos, dentre outros, no que se refere aos saberes a ensinar e para ensinar. O estudo sugere que um dos saberes objetivados em programas brasileiros, refere-se às maneiras de abordar as estruturas lógico-matemáticas de forma concreta, ou seja, com ênfase no modo em que os blocos lógicos constroem e concretizam saberes referentes às estruturas lógicas de

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667882
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