Resumo
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo geral identificar e analisar as pesquisas que relacionam a ginástica com o contexto da Educação Infantil (EI), publicadas nos Anais do FIGPT. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática da literatura que se propôs a verificar o número de publicações presentes no período compreendido entre os anos de 2001 a 2018 nos Anais do Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT), considerando o tipo de estudo (pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo ou relato de experiência), o tipo de ginástica, os principais objetivos e desfechos dos referidos estudos. Resultados e Discussão: Dos 560 resumos/artigos completos encontrados nos Anais do FIGPT que contiveram as palavras pesquisadas no título, que foram “Ginástica”, “Educação Infantil” e “Escola”, 16 se tratavam da Ginástica na EI no contexto Escolar e passaram a compor a amostra. Os estudos encontrados cujo tema é a EI, se concentram no período entre os anos de 2007 e 2018. Conclusão: A análise das publicações dos Anais de todas as edições do FIGPT realizadas até o ano 2018 revelou que a ginástica associada ao contexto da EI apresenta um crescente ao longo dos anos, compondo um quantitativo de 3% das publicações totais, caracterizadas por pesquisas cuja maioria é relato de experiência.
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