Banner Portal
Ginástica na educação infantil
PDF

Palavras-chave

Ginástica
Educação infantil
Escola

Como Citar

OLIVEIRA, Michelly Tatiane de; LOPES, Priscila; NOBRE, Juliana Nogueira Pontes. Ginástica na educação infantil: uma análise das publicações do Fórum Internacional de Ginástica Para Todos. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019010, 2019. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8653360. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8653360. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo geral identificar e analisar as pesquisas que relacionam a ginástica com o contexto da Educação Infantil (EI), publicadas nos Anais do FIGPT. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática da literatura que se propôs a verificar o número de publicações presentes no período compreendido entre os anos de 2001 a 2018 nos Anais do Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT), considerando o tipo de estudo (pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo ou relato de experiência), o tipo de ginástica, os principais objetivos e desfechos dos referidos estudos. Resultados e Discussão: Dos 560 resumos/artigos completos encontrados nos Anais do FIGPT que contiveram as palavras pesquisadas no título, que foram “Ginástica”, “Educação Infantil” e “Escola”, 16 se tratavam da Ginástica na EI no contexto Escolar e passaram a compor a amostra. Os estudos encontrados cujo tema é a EI, se concentram no período entre os anos de 2007 e 2018. Conclusão: A análise das publicações dos Anais de todas as edições do FIGPT realizadas até o ano 2018 revelou que a ginástica associada ao contexto da EI apresenta um crescente ao longo dos anos, compondo um quantitativo de 3% das publicações totais, caracterizadas por pesquisas cuja maioria é relato de experiência.

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8653360
PDF

Referências

ARRUDA, Kleiton Marcelo Ferreira de; SILVA, Eduardo Adrião Araújo. Desenvolvimento motor na educação infantil através da ludicidade. Revista Connection Line, n. 4, p. 37-50, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.univag.com.br/index.php/CONNECTIONLINE/article/view/131 Acesso em: 20 jun. 2018

AYOUB, Eliane. Narrando experiências com a Educação Física na educação infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 143-158, maio 2005. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/165.

AYOUB, Eliane. Ginástica geral e Educação Física escolar. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 2003.

AYOUB, Eliane. Reflexões sobre a Educação Física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 4, p. 53-60, 2001. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139594.

BRASIL. Casa Civil. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. [Brasília, DF]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

BRASIL. Senado Federal. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Edição atualizada até março de 2017. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 3, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf.

CAVALARO, Adriana Gentilin; MULLER, Verônica Regina. Educação Física na educação infantil: uma realidade almejada. Educar, Curitiba, n. 34, p. 241-250, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n34/15.pdf.

COSTA. Andrize Ramires et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor? Conexões, Campinas, SP v. 14 n. 4 p. 76-96, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648071.

FÁTIMA, Cíntia; SILVA, Flávia Gonçalves da; LOPES, Priscila. As contribuições vigotskianas para o ensino da ginástica na Educação Física infantil. FORUM INTERNACIONAL DE GINASTICA GERAL, 6., 5 a 7 de julho de 2012, Anais... Campinas: UNICAMP/FEF, 2012.

Fórum Internacional de Ginástica Para Todos. Disponível em: http://www.forumgpt.com/2018/#. Acesso em: 19 mai. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GONZALES, Fernando Jaime; SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Escola e Educação Física nos anos iniciais: especificidades e conhecimentos. Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra. p. 131. 2012.

LOPES, Priscila et al. Ginástica para todos e literatura: realidade, possibilidades e criação. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 13, n. especial, p. 127-146, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311498197_Ginastica_para_todos_e_literatura_realidade_possibilidades_e_criacao.

MAGALHÃES, Joana. S; KOBAL, Marília Correia; GODOY, Regiane Peron de. Educação Física na educação infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 43-52, 2007. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1223. Acesso em: 20 jun. 2018

MARCASSA. Luciana. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2004. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/94/2379.

MORAIS, Rosane Silva Luzia, et al. Primeira infância e pobreza no Brasil: uma análise integrada a partir de indicadores em saúde, educação e desenvolvimento social. Revista de Políticas Públicas, São Luiz, v. 10, n. 1, p. 303-315, 2015. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/4817.

MOURA, Diego Luz; COSTA, Kamilla Ribeiro Nunes; ANTUNES, Marcelo. Educação Física e educação infantil: uma análise em seis periódicos nacionais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, jan./mar. 2016.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey; Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo: Cortez,1 ed. – 2012. (Coleção Educação Física escolar).

O LIVEIRA, Nara Rejane Cruz de; LOURDES, Luiz Fernando Costa de. Ginástica geral na escola: uma proposta metodológica. Revista Pensar a Prática, n. 2, v. 7, p. 221-230, 2004. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/97.

PONTES, Marcos Kayro Lopes et al. Educação Física na educação infantil e suas possibilidades no contexto escolar. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 163-167, jul. 2017. Disponível em: http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/article/view/154. Acesso em: 20 jun. 2018

PIZZANI, Juliana; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Cotidiano escolar: a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras infantis. Journal of Physical Education, v. 21, n. 1, p. 115-126, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7732/0.

RUSSEL, Keith. Gymnastics foundations. Ruschkin Publishing, 2010.

RAMOS, Marcy Garcia; FALSARELLA, Glaucia Regina. Flexibilidade em escolares: aptidão física direcionada à qualidade de vida. Campinas: UNICAMP, p. 147-155, 2008. Disponível em: https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/livro_afqv_cap16.pdf.

SAMPAIO, Rosana. F; MANCINI, Maria Clara. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/2350/235016477013/. Acesso em: 13 jul. 2018

SAYÃO, Deborah Tomé. Educação Física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, v. 11, n. 13, p. 221-38, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408.

SERON, Taiza Daniela et al. A ginástica na Educação Física escolar e o ensino aberto. Journal of Physical Education, v. 18, n. 2, p. 115-125, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3268.

SILVA, Deisy de Oliveira et al. O estado da arte da ginástica nos Anais do Fórum Internacional de Ginástica Geral de 2001 a 2012. Conexões, v. 13, n., p. 211-229, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637585.

SIMON, Heloísa dos Santos et al. Soltando os bichos na Educação Física infantil. Lecturas Educación Física y Deportes. Buenos Aires, v. 151, p. 1-6, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd151/soltando-os-bichos-na-educacao-fisica-infantil.htm.

SOARES, Daniela Bento; PRODÓCIMO, Elaine; DEMARCO, Ademir. O diálogo na educação infantil: o movimento, a interdisciplinaridade e a Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 4, p. 1195-1208, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57571.

SOUZA, Elizabeth Paolielo M. Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 158 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

SURDI, Agnaldo Cézar; MELO, José Pereira; KUNZ, Eleanor. O brincar e o se-movimentar nas aulas de Educação Física infantil: realidades e Possibilidades. Movimento, v. 22, n. 2, p. 459-470, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/58076/37377.

TONIETTO, Marcos Rafael; GARANHANI, Marynelma Camargo. A cultura infantil e a relação com os saberes da Educação Física na escola. Movimento, v. 23, n. 2, p. 517-528, abr./jun. de 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/66236/42067.

TOLEDO, Eliane; TSUKAMOTO, Mariana H. C; CARBINATTO, Michelle V. Fundamentos da ginástica para todos. In: NUNOMURA, M. (org.) Fundamentos das ginásticas. 2ª ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2016.

VIEIRA, Rosana Mancini; ALTMANN Helena. O brincar na educação infantil: aspectos de uma educação do corpo e de gênero. Pensar a Prática, v. 19, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/39027.

ZAGHI, Flávio; SIMÕES, Regina Maria Rovigati; CARBINATTO, Michelle. Ginástica e exame nacional do ensino médio. Conexões, n.13, p. 115-126, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637579.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.