Reflexões contemporâneas para as altas habilidades/superdotação

Autores

  • Bárbara Martins de Lima Delpretto Universidade Federal de Santa Maria
  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1018

Palavras-chave:

Altas habilidades/superdotação. Globalização. Diversidade.

Resumo

Cientes das transformações tecnológicas e científicas da atualidade sob influência da globalização, investigações científicas quanto à temática das altas habilidades/superdotação se mostram necessárias e essenciais, em uma ênfase a diversidade. O presente estudo tem por objetivo evidenciar, desta forma, reflexões contemporâneas com bases em pesquisas na área, de modo a estabelecer uma relação entre algumas das prioridades no conhecimento formal e as metas a ampliação de oportunidades para tais sujeitos. 

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Biografia do Autor

Bárbara Martins de Lima Delpretto, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Especial. Mestranda em Educação – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Bolsista Demanda Social/ CAPES e membro do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social. 

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social. 

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Publicado

2009-02-04

Como Citar

Delpretto, B. M. de L., & Freitas, S. N. (2009). Reflexões contemporâneas para as altas habilidades/superdotação. ETD - Educação Temática Digital, 10(1), 105–113. https://doi.org/10.20396/etd.v10i1.1018