A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo

Autores

  • Alvina do Carmo da Silva Souza Prefeitura Municipal de Várzea Paulista
  • Celisa Carrara Bonamigo Prefeitura Municipal de Várzea Paulista
  • Cristiane Machado Prefeitura Municipal de Várzea Paulista
  • Leonice de Brito Prefeitura Municipal de Várzea Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v9i0.1065

Palavras-chave:

Ensino fundamental de 9 anos. Currículo. Avaliação. Proposta pedagógica.

Resumo

O objetivo desse texto é descrever o processo de implantação do ensino fundamental de 9 anos na rede municipal de Várzea Paulista – SP e tecer algumas considerações analíticas sobre essa política educacional. Relata a criação do grupo de trabalho que sistematizou a proposta pedagógica para o trabalho com as crianças de 6 anos no ensino fundamental e os conceitos de sistema e identidade que fundamentaram as discussões sobre a construção do currículo na rede municipal. Como análise da proposta ressaltamos algumas conseqüências empíricas e operacionais do processo de implantação e também as resistências que perpassaram os debates e as ações propostas. 

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Biografia do Autor

Alvina do Carmo da Silva Souza, Prefeitura Municipal de Várzea Paulista

Professora, Diretora pedagógica da Educação Infantil de 0 a 3 anos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista.

Celisa Carrara Bonamigo, Prefeitura Municipal de Várzea Paulista

Professora, Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista

Cristiane Machado, Prefeitura Municipal de Várzea Paulista

Professora, Supervisora Departamental Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista.

Leonice de Brito, Prefeitura Municipal de Várzea Paulista

Professora, Diretora Pedagógica da Educação Infantil de 3 a 5 anos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista

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Publicado

2009-01-13

Como Citar

Souza, A. do C. da S., Bonamigo, C. C., Machado, C., & Brito, L. de. (2009). A inclusão da criança de 6 anos no ensino fundamental na rede municipal de Várzea Paulista: criando a possibilidade do novo. ETD - Educação Temática Digital, 9, 332–346. https://doi.org/10.20396/etd.v9i0.1065