Um diálogo possível entre arte e ciência: a literatura nas aulas de metodologia de pesquisa

  • Graziela Giusti Pachane Universidade de Tiradentes
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Metodologia de pesquisa. Literatura. Ciência. Educação superior.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é oferecer uma introdução às reflexões sobre verdade e ciência a partir da abordagem de textos literários, promovendo uma interlocução entre arte e ciência, entre literatura e metodologia da pesquisa (em especial, em educação). Inspirado por uma poesia de Drummond, um conto de Machado de Assis e um romance contemporâneo, de autoria de Lia Neiva, o texto aponta a literatura como forma de se abordarem temas complexos das ciências, como a noção de verdade e realidade, com estudantes de graduação. Introduz, ainda que de modo breve, uma interlocução com produções artísticas variadas – desde imagens com ilusões de ótica até filmes e seriados televisivos – no intuito de tornar as experiências em metodologia de pesquisa mais dinâmicas, mais atraentes e esclarecedoras. Ao final do texto, somos levados a uma reflexão acerca das possibilidades e dos limites da leitura da realidade propiciada por nossas experiências científicas e literárias, bem como de suas interpretações, realizadas/escolhidas segundo nossos caprichos, nossas miopias e nossas ilusões, numa referência direta ao poema “A porta da verdade” de Carlos Drummond de Andrade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Giusti Pachane, Universidade de Tiradentes
Docente no Mestrado em Educação Superior – Unitri Centro Universitário do Triângulo – Uberlândia - MG

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. A porta da verdade. In: Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Record, 2001. (disponível em http://memoriaviva.digi.com.br/drummond/poema072.htm. Acesso em 20-11-2005).

ASSIS, Machado. Missa do Galo. In: CAVALCANTE, Djalma. Contos completos de Machado de Assis. Ed. UFJF, 2000. (conto também disponível no site http://www.biblio.com.br/Templates/MachadodeAssis/missadogalo.htm. Acesso em 20-11-2005).

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 4a. Ed. São Paulo: Ática, 1995.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana – danças, piruetas e mascaradas. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LISPECTOR, Clarice. Um sopro de vida: pulsações. São Paulo: Rocco, 1999.

NEIVA, Lia. A gata do rio Nilo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

PACHANE, Graziela Giusti Pachane. Reflexões acerca do trabalho na disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação: a pesquisa-ação e seu potencial formativo. Unitri, 2005 (relatório de pesquisa).

PESSOA, Fernando. Poema XLVIII. O guardador de rebanhos e outros poemas (Alberto Caeiro). São Paulo: Cultrix, 1988. (poema também disponível em http://www.fabiorocha.com.br/pessoa.htm).

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice - o social e o político na pós-modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um Discurso sobre a Ciência. Porto, Portugal: Editora Afrontamento, 1987.

SELLTIZ, WRIGHTSMAN, COOK. Métodos de pesquisa nas relações sociais. vol. 1, 2 e 3. 2. ed. bras. São Paulo: EPU, 1987.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Publicado
2010-07-07
Como Citar
Pachane, G. G. (2010). Um diálogo possível entre arte e ciência: a literatura nas aulas de metodologia de pesquisa. ETD - Educação Temática Digital, 8(1), 90-105. https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1110