Indisciplina, incivilidade e cidadania na escola

  • Joe Garcia Universidade Tuiuti do Paraná
Palavras-chave: Educação. Indisciplina. Incivilidade. Cidadania.

Resumo

Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações pedagógicas. A seguir discutimos a noção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joe Garcia, Universidade Tuiuti do Paraná
Doutor em Educação. Professor Adjunto do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Referências

ABRAMOVAY, M. et al. Violência nas escolas. Brasilia: UNESCO, 2004.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 432-443, jul/dez 2002.

DANNELLS, M. From discipline to development. Washington: The George Washington University, 1997.

ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 2. ed. Porto: Porto, 1994.

GARCIA, J. Indisciplina na Escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 95, p. 101-108, jan./abr. 1999.

NOGUEIRA, I. A violência nas escolas e o desafio da educação para a cidadania. Trabalho apresentado na 23a. Reunião Anual da ANPED, Caxambú, 2000.

PRAIRAT, E. La sanction en éducation. Paris: PUF, 2003.

SENNETT, R. Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VASALLO, C. F. La indisciplina como desencadenante de la reforma de los Colegios Mayores salmantinos en 1771. Historia de la Educación, Salamanca, n. 21, p. 119-132, 2002.

Publicado
2010-07-07
Como Citar
Garcia, J. (2010). Indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. ETD - Educação Temática Digital, 8(1), 124-132. https://doi.org/10.20396/etd.v8i1.1112