Resumo
Este texto traz a análise do desenvolvimento da disciplina Condensação da Informação do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Apresenta ementa, objetivos e unidades da disciplina. Destaca, no planejamento das atividades, um trabalho pedagógico voltado a ensejar aos estudantes a construção do seu conhecimento fundamentado na perspectiva oferecida pela teoria da interação verbal de Bakhtin. A partir de dados colhidos em duas ofertas da disciplina, discute as práticas de ensino e oferece exemplos dos trabalhos desenvolvidos e das manifestações discentes em um universo de noventa estudantes. Relaciona esse encaminhamento formativo a postulados bachelardianos. Reúne elementos de evidência do alcance pedagógico das práticas concretizadas e, pela sua crítica, subsídios para o possível melhoramento do ensino dessa disciplina.
Referências
BACHELARD, G. Le Rationalisme Appliqué, Paris, Presses Universitaires de France, 1949.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo, SP: Hucitec, 2004.
BARBOSA, E.; BULCÃO, M. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis: Vozes, 2004.
CAMILLONI, A. R. W. (Comp.). Los obstáculos epistemológicos en la enseñanza. Barcelona: Gedisa, 1997.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GOODSON, I. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, maio/ago. 2007.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ROCKEWLL, E. Como observar la reproducción. In: CONGRESO LAS PRÁTICAS SOCIOLÓGICAS, 1985, México, DF. Anais... México, DF: Unam, 1985.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Departamento de Ciência e Gestão da Informação. Portal de Gestão da Informação. Curitiba, [2009?]. Disponível em: www.decigi.ufpr.br. Acesso em: 03 abr. 2009.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.