Condensação da informação: uma reflexão sobre práticas de ensino

  • Leilah Santiago Buffrem Universidade Federal do Paraná
  • Sônia Maria Breda Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Ensino. Conteúdo disciplinar. Prática docente. Didática. Condensação da informação. Mikhail Bakhtin. Gaston Bachelard.

Resumo

Este texto traz a análise do desenvolvimento da disciplina Condensação da Informação do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Apresenta ementa, objetivos e unidades da disciplina. Destaca, no planejamento das atividades, um trabalho pedagógico voltado a ensejar aos estudantes a construção do seu conhecimento fundamentado na perspectiva oferecida pela teoria da interação verbal de Bakhtin. A partir de dados colhidos em duas ofertas da disciplina, discute as práticas de ensino e oferece exemplos dos trabalhos desenvolvidos e das manifestações discentes em um universo de noventa estudantes. Relaciona esse encaminhamento formativo a postulados bachelardianos. Reúne elementos de evidência do alcance pedagógico das práticas concretizadas e, pela sua crítica, subsídios para o possível melhoramento do ensino dessa disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Buffrem, Universidade Federal do Paraná

Graduada e licenciada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (1995). Especialização em Ação Cultural pela Universidade de São Paulo(1987), especialização em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1975), especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Paraná (1975), especialização em Teoria do Conhecimento pela Universidade Federal do Paraná (1974). Professora Titular do Curso de Gestão da Informação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná.

Sônia Maria Breda, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Curso de Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997) e doutorado em Educação pela Universiade Federal do Paraná (2008). Professora Adjunto da Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gerenciamento de Acervos Informacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, representação do conhecimento e gestão da informação.

Referências

BACHELARD, G. Le Rationalisme Appliqué, Paris, Presses Universitaires de France, 1949.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo, SP: Hucitec, 2004.

BARBOSA, E.; BULCÃO, M. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis: Vozes, 2004.

CAMILLONI, A. R. W. (Comp.). Los obstáculos epistemológicos en la enseñanza. Barcelona: Gedisa, 1997.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GOODSON, I. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, maio/ago. 2007.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROCKEWLL, E. Como observar la reproducción. In: CONGRESO LAS PRÁTICAS SOCIOLÓGICAS, 1985, México, DF. Anais... México, DF: Unam, 1985.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Departamento de Ciência e Gestão da Informação. Portal de Gestão da Informação. Curitiba, [2009?]. Disponível em: www.decigi.ufpr.br. Acesso em: 03 abr. 2009.

Publicado
2010-11-22
Como Citar
Buffrem, L. S., & Breda, S. M. (2010). Condensação da informação: uma reflexão sobre práticas de ensino. ETD - Educação Temática Digital, 13(1), 1-16. https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1162