Banner Portal
Condensação da informação: uma reflexão sobre práticas de ensino
PDF

Palavras-chave

Ensino. Conteúdo disciplinar. Prática docente. Didática. Condensação da informação. Mikhail Bakhtin. Gaston Bachelard.

Como Citar

BUFFREM, Leilah Santiago; BREDA, Sônia Maria. Condensação da informação: uma reflexão sobre práticas de ensino. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 1–16, 2010. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1162. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1162. Acesso em: 25 maio. 2024.

Resumo

Este texto traz a análise do desenvolvimento da disciplina Condensação da Informação do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Apresenta ementa, objetivos e unidades da disciplina. Destaca, no planejamento das atividades, um trabalho pedagógico voltado a ensejar aos estudantes a construção do seu conhecimento fundamentado na perspectiva oferecida pela teoria da interação verbal de Bakhtin. A partir de dados colhidos em duas ofertas da disciplina, discute as práticas de ensino e oferece exemplos dos trabalhos desenvolvidos e das manifestações discentes em um universo de noventa estudantes. Relaciona esse encaminhamento formativo a postulados bachelardianos. Reúne elementos de evidência do alcance pedagógico das práticas concretizadas e, pela sua crítica, subsídios para o possível melhoramento do ensino dessa disciplina.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1162
PDF

Referências

BACHELARD, G. Le Rationalisme Appliqué, Paris, Presses Universitaires de France, 1949.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BAKHTIN, M. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo, SP: Hucitec, 2004.

BARBOSA, E.; BULCÃO, M. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis: Vozes, 2004.

CAMILLONI, A. R. W. (Comp.). Los obstáculos epistemológicos en la enseñanza. Barcelona: Gedisa, 1997.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GOODSON, I. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, maio/ago. 2007.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROCKEWLL, E. Como observar la reproducción. In: CONGRESO LAS PRÁTICAS SOCIOLÓGICAS, 1985, México, DF. Anais... México, DF: Unam, 1985.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Departamento de Ciência e Gestão da Informação. Portal de Gestão da Informação. Curitiba, [2009?]. Disponível em: www.decigi.ufpr.br. Acesso em: 03 abr. 2009.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.