Formação e ou capacitação de professores para atuação em informática na educação: reflexões sobre uma prática

  • Miguel Alfredo Orth Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  • Patrícia Kayser Vargas Mangan Centro Universitário La Salle Canoas
  • Dirleia Fanfa Sarmento Centro Universitário La Salle Canoas
Palavras-chave: Educação a distância. Formação e ou capacitação continuada de professores. Ensino superior. Práticas educativas.

Resumo

O presente artigo busca problematizar uma experiência de capacitação, dentro de um programa de formação e ou capacitação continuada, de professores para atuar na Educação a Distância (EAD) vivida em uma instituição de ensino superior. Além disso, o trabalho tem por base uma pesquisa que se está realizando na área de capacitação professor para atuar na modalidade a distância, bem como busca apresentar algumas reflexões decorrentes da análise de dados coletados. Para obter esses dados, se fez uso da pesquisa-ação e de depoimento dos próprios professores/alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Orth, Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Possui licenciatura plena em Estudos Sociais - Habilitação em História pelo Centro Universitário La Salle (1994), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/RS (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Desde 1995 faz parte do grupo de pesquisa: Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL, coordenado pelo prof. Dr. Augusto N. da S. Triviños da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Patrícia Kayser Vargas Mangan, Centro Universitário La Salle Canoas

Possui Graduação (1995) e Mestrado (1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do Centro Universitário La Salle desde 2000, atuando na graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais pertencendo a linha de Linguagens e Culturas. Com formação em Ciência da Computação, ênfase em Software Básico, atua principalmente nos seguintes temas: grid computing, sistemas distribuídos e escalonamento. Também atua na área de Educação a Distância, principalmente em temas relacionados a capacitação docente e mediação, bem como com inclusão digital e cibercultura. Atualmente coordena os cursos de Ciência da Computação e Computação - Licenciatura e o Setor de EAD no Unilasalle

Dirleia Fanfa Sarmento, Centro Universitário La Salle Canoas

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle (1994), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente está realizando o Pós-Doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade do Algarve (Portugal). Possui formação como "Trainer" no Programa de Enriquecimento Instrumental, de Reuven Feuerstein. É professora em Cursos de Graduação e Pós- Graduação do Centro Universitário La Salle, Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem na modalidade presencial e a distância, práticas educativas e formação do professor. Exerce a função de Diretora de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário La Salle.

Publicado
2011-08-30
Como Citar
Orth, M. A., Mangan, P. K. V., & Sarmento, D. F. (2011). Formação e ou capacitação de professores para atuação em informática na educação: reflexões sobre uma prática. ETD - Educação Temática Digital, 13(1), 77-98. https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1167