Cultura escolar e os povos coloniais: a questão dos assimilados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)

  • Lourenço Ocuni Cá Universidade de Uberaba
Palavras-chave: Povos coloniais. Assimilação. Cultura escolar.

Resumo

Os estudos sobre a história da educação escolarizada, pública ou particular e sobre suas práticas pedagógicas têm avançado muito nos últimos anos, em parte graças às imbricações teórico-metodológicas de pesquisas que transitam tanto no campo da história da educação quanto no campo que se convencionou chamar cultura escolar. Esses estudos têm contribuído, entre outros, desde a década de 1990, para dessacralizar antigos mitos historiográficos, entre os quais os que buscaram interpretar as políticas e a legislação estatais, seus embates, seus pressupostos e suas realizações, muitas vezes como não realizações e/ou como realizações de cópias de políticas educacionais gestadas em contextos alhures.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourenço Ocuni Cá, Universidade de Uberaba

Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Coordenador de Assuntos Estudantis.

Referências

ANDERSON, P. Portugal e o fim do ultranacionalismo. Trad. Eduardo de Almeida. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira S.A, 1966.

CÁ, L. O. A constituição da política do currículo na Guiné-Bissau e o mundo globalizado. Cuiabá: EdUFMT; CAPES, 2008.

CÁ, L. O. Perspectiva histórica da organização do sistema educacional da Guiné-Bissau. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP, 2005.

CABRAL, A; ANDRADE, M. (Coord.) A arma da teoria: unidade e luta I. Lisboa: Seara Nova, 1978.

CASTRO, A. O sistema colonial português em África: meados do século XX. Lisboa: Editorial Caminho SARL, 1980.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro, RJ: Difel, 1990.

FERREIRA, E. S. O fim de uma era: o colonialismo português em África. Lisboa: Sá da Costa, 1977.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. Rio de Janeiro, RJ: Cia das Letras, 1998.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Trad. Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p.115-142, 2001.

VIDAL, D. G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIN, V. T. (Org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodologias e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.

Publicado
2010-11-22
Como Citar
Cá, L. O. (2010). Cultura escolar e os povos coloniais: a questão dos assimilados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). ETD - Educação Temática Digital, 13(1), 207-224. https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1174