Banner Portal
Shame, classroom resistance, and Bion’s desire not to know
PDF

Palavras-chave

Resistência. Desejo de não saber. Vergonha. Pedagogia. Psicanálise.

Como Citar

ALCORN, Marshall. Shame, classroom resistance, and Bion’s desire not to know. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 225–237, 2011. DOI: 10.20396/etd.v13i1.1175. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1175. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Não é incomum aos estudantes resistir às indicações ou às teses ensinadas por seus professores. Esse artigo usa a teoria do afeto presente no trabalho de Sylvan Tomkins para entender a descrição Bioniana da característica humana do “desejo de não saber”. Eu defendo que experiências culturais de vergonha e indignação tragam à baila respostas que restringem e atacam as possibilidades de pensamento cognitivo. Experiências de sala de aula que apelem para exigências de “sagacidade” deveriam prever o fator biológico das resistências e buscar formas de engajamento que respondam a tais resistências através de forças emocionais, ao invés de intelectuais.

https://doi.org/10.20396/etd.v13i1.1175
PDF

Referências

BION, W.R. Attacks on linking. International Journal of Psycho-Analysis, v. 40, 1959.

BION, W.R. A theory of thinking. Second Thoughts: Selected Papers on Psychoanalysis. London: Karnac Books, pp. 306–310, 1962b.

BION, W.R. Learning from experience. London: Seven Servants, 1962a.

CURTIS, V.; BIRAN, A. Dirt, disgust and disease: is hygiene in our genes? Perspectives in Biology and Medicine, v. 44, p. 17-31, 2001.

EKMAN, P.; FRIESEN, W. A pan-cultural facial expression of emotion. Motivation and Emotion. v. 10, p. 159-167, 1986.

FREUD, S. Instincts and their vicissitudes. EKMAN, P. Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud. London: The Hogarth Press, 1915. p. 104-140. (v. 7).

EKMAN, P. Totem and taboo. EKMAN, P. Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud. London: The Hogarth Press, 1913. v. 13, p. 1-255

KELLY, V. A primer of affect psychology. Disponível em: www.tomkins.org/Affect_Script_Psyc.html.

KLEIN, M. The psycho-analysis of children. London: Hogarth Press, 1932.

MATHIESSEN, P. Shadow country. Modern Library: New York, 2008.

SEDGWICK, E. Shame and its sisters. Durham: Duke University Press, 1995.

SEDGWICK, E. Touching feeling. Durham: Duke University Press, 2003.

SCHEFF, T.; RETZINGER, S. Violence and emotions. Lexington, Mass: Lexington Books, l991..

THE TEN PLANKS. 2006. Disponível em: www.criminalgovernment.com/docs/planks.html

TOMKINS, S. S. Affect, imagery, consciousness: the positive affects. New York: Springer, 1962. (v. 1).

TOMKINS, S. S. Affect, imagery, consciousness: the negative affects. New York: Springer, 1963. (v.2).

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.