Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação

Autores

  • Maria Lage Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1187

Palavras-chave:

CAQDAS. Pesquisa em educação. Pesquisa qualitativa. Análise de dados. Software.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades, contribuições e os cuidados necessários para a utilização dos softwares de apoio a análise de dados qualitativos (computer assisted qualitative data analysis software – CAQDAS) em pesquisas na área de Educação. Os aplicativos do tipo CAQDAS têm sido utilizados nas pesquisas em ciências sociais desde 1980, notadamente na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a utilização ainda é pequena, mas começa a ganhar força, especialmente pela popularização do uso de recursos computacionais e internet no ambiente acadêmico. O trabalho apresenta uma visão geral dos softwares tipo CAQDAS, discute as possibilidades de aplicações na pesquisa em Educação e os aspectos que precisam ser observados quando da seleção de uma ferramenta deste tipo. Para ilustrar as possibilidades de aplicação destes softwares são apresentadas três pesquisas brasileiras na área de Educação.

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Biografia do Autor

Maria Lage, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado

2010-11-22

Como Citar

LAGE, M. Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 42-58, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i2.1187. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1187. Acesso em: 25 nov. 2020.