Banner Portal
Um corpo na dança contemporânea brasileira: percurso de rupturas e afirmações
PDF

Palavras-chave

Dança. Dança contemporânea. História da dança. Bailarina.

Como Citar

VILELA, Lilian. Um corpo na dança contemporânea brasileira: percurso de rupturas e afirmações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 93–112, 2010. DOI: 10.20396/etd.v12i2.1190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1190. Acesso em: 9 dez. 2024.

Resumo

Este texto faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada no Laborarte/ UNICAMP, com foco central na história de vida artística de Denise Stutz, bailarina brasileira, e seu percurso de atuação desde a década de 1970 até os dias atuais. O recorte aqui refere-se ao seu período de questionamento com a dança e sua experiência no campo teatral e da performance, em um momento de ruptura estética e existencial. Esta pesquisa alia voz e corpo em seus aspectos sensíveis, adotando como procedimento metodológico na pesquisa qualitativa, a transcriação de suas narrativas orais e as análises de movimento integradas às análises de espetáculo das narrativas cênicas de obras de referência na trajetória da bailarina. Costurando as reflexões estéticas vividas e encenadas podemos constatar a potência da arte da dança como modo de percepção, transformação e criação de si mesmo, e desta dança como discurso pronunciado pelo corpo-sujeito no mundo e para o mundo circundante.

https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1190
PDF

Referências

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Baktin nas ciências humanas. São Paulo, SP: Musa Editora, 2004.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 5. ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1993. (Obras escolhidas, I).

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 1999.

COHEN, R. Performance e tecnologia. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e pós-graduação em artes cênicas: Memória ABRACE V, 2., 2001. Anais... Salvador: Associação Brasileira de Pesquisas e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2001.

DEMARTINI, Z. B. F. Das histórias de vida às histórias de formação. In: SOUZA, E.; MIGNOT, A. C. V. (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro, RJ: Quartet: FAPERJ, 2008.

DUPUY, D. La traversée em solitaire. In: ROUSIER, C. (Org.). La danse em solo: une figure singulière de la modernité. Pantin: Centre National de la danse, 2002.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1996.

FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo, SP: UNESP, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GALZERANI, M. C. B. Percepções culturais do mundo da escola: em busca da rememoração. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTORIA, 3., 1997, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP/FE, 1999.

GERALDI, S. Raízes da teatralidade na dança cênica: recortes de uma tendência paulistana. 2009. 289fl. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

GIL, J. Movimento total. São Paulo, SP: Iluminuras, 2004.

GIL, J. O espaço interior. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

IZQUIERDO, I. A arte de esquecer: cérebro, memória e esquecimento. Rio de Janeiro, RJ: Vieira & Lent, 2004.

IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

JOSSO, M.-C. As histórias como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGI, M. C. (Org.). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. Natal: EDUFRN; São Paulo, SP: Paulus, 2008.

JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. São Paulo, SP: Cortez, 2004.

JOSSO, M.-C. Os relatos de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu C.; ABRAHÃO, Maria Helena M. B. (Org.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo, SP: Summus, 1978.

LABAN, R. Dança educativa moderna. Trad. Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo, SP: Ícone, 1990.

MEIHY, J. C. S. B. Manual de história oral. 5. ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2005.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1994.

PAIS, J. M. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

PAVIS, P. A análise dos espetáculos. São Paulo, SP: Perspectiva, 2003.

PEREIRA, R. Os nomes próprios da dança brasileira. In: PEREIRA, R.; MEYER, S.; NORA, S. (Org.) Seminários de dança: histórias em movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008.

PEREIRA, R. Ao lado da crítica: 10 anos de crítica de dança: 1999-2009. Rio de Janeiro, RJ: FUNARTE, 2009. (v.1; v.2)

ROPA, E. Le solo au XX siècle: Une proposition idélogique et une stratégie de survie.

ROUSIER, C. (Org.). La danse em solo: une figure singulière de la modernité. Pantin: Centre National de la danse, 2002.

ROUSIER, C. Être ensemble: figures de la communauté em danse depuis le xx siècle. Pantin: Centre National de la danse, 2003.

ROUSIER, C. (Org.). La danse em solo: une figure singulière de la modernité. Pantin: Centre National de la danse, 2002.

SEGNINI, L. Criação rima com precarização: Análise do mercado de trabalho artístico no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 13., 2007, Recife. Anais… Recife: [s.n.], 2007. (mimeo)

SOARES, C. (Org.) Corpo e história. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2006.

SOUZA, E. et al. (Org.) Pesquisa (auto) biográfica e práticas de formação. Natal: EDUFRN; São Paulo, SP: Paulus, 2008. (v. 4).

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.