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Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação
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Palavras-chave

Saber. Norma. Educação.

Como Citar

CARVALHO, A. F. de. Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 121–140, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1244. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1244. Acesso em: 5 mar. 2024.

Resumo

A partir do pensamento de Foucault, o artigo tem por objetivo analisar as condições pelas quais o saber se constitui normativo para o campo da educação. Para tanto, serão desenvolvidas duas perspectivas. Na primeira, analisa-se a relação dupla do saber em sua potência de normação e de normalização. A seguir, apresenta-se a relação entre saber e homogeneidade, demonstrando algumas razões pelas quais é tão difícil mudar os regimes teóricos e empíricos no campo da educação. Com isto, pretende-se considerar, como hipótese de trabalho, que qualquer mudança ou transformação almejada para o campo da educação tem de passar pelo questionamento das (re)produções normativas.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1244
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