Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação

  • Alexandre Filordi de Carvalho Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Saber. Norma. Educação.

Resumo

A partir do pensamento de Foucault, o artigo tem por objetivo analisar as condições pelas quais o saber se constitui normativo para o campo da educação. Para tanto, serão desenvolvidas duas perspectivas. Na primeira, analisa-se a relação dupla do saber em sua potência de normação e de normalização. A seguir, apresenta-se a relação entre saber e homogeneidade, demonstrando algumas razões pelas quais é tão difícil mudar os regimes teóricos e empíricos no campo da educação. Com isto, pretende-se considerar, como hipótese de trabalho, que qualquer mudança ou transformação almejada para o campo da educação tem de passar pelo questionamento das (re)produções normativas.

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Biografia do Autor

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo
Professor do departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.

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Publicado
2012-05-21
Como Citar
Carvalho, A. F. de. (2012). Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação. ETD - Educação Temática Digital, 14(1), 121-140. https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1244