Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação

Autores

  • Alexandre Filordi de Carvalho Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1244

Palavras-chave:

Saber. Norma. Educação.

Resumo

A partir do pensamento de Foucault, o artigo tem por objetivo analisar as condições pelas quais o saber se constitui normativo para o campo da educação. Para tanto, serão desenvolvidas duas perspectivas. Na primeira, analisa-se a relação dupla do saber em sua potência de normação e de normalização. A seguir, apresenta-se a relação entre saber e homogeneidade, demonstrando algumas razões pelas quais é tão difícil mudar os regimes teóricos e empíricos no campo da educação. Com isto, pretende-se considerar, como hipótese de trabalho, que qualquer mudança ou transformação almejada para o campo da educação tem de passar pelo questionamento das (re)produções normativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Professor do departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.

Referências

ALVES, Carlos Alberto Rodrigues. Poder crer, é incrível. Curitiba: Assintec; CEBEP; CELADEC, 1993.

BRECHT, Bertolt. A santa Joana dos matadouros. São Paulo, SP: Cosacnaify, 2009.

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. 6. ed. rev. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2006.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Paris: Éditions de Minuit, 1986.

EWALD, François. Foucault et l’actualité. In: FRANCHE, Dominique. et al (Org.). Au risque de Foucault. Paris: Éditions du Centre Pompidou, 1997. p.203-212.

EWALD, François.Michel Foucault et la norme. In: GIARD, Luce. (Org). Michel Foucault: lire l’oeuvre. Grenoble: Jérôme Millon, 1992. p. 201-221.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits I – 1954-1969. Paris: Gallimard/Seuil, 1994a.

FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits I – 1954-1975. Paris: Gallimard, 2001a.

FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits III – 1976-1979. Paris: Gallimard/Seuil, 1994b.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2002.

FOUCAULT, Michel. Le pouvoir psychiatrique: cours au Collège de France (1973-1974). Paris: Gallimard/Seuil, 2003.

FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001b.

FOUCAULT, Michel. Sécurité, territoire, population: cours au Collège de France (1977-1978). Paris: Gallimard; Seuil, 2004.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

POTTE-BONNEVILLE, Merleau. Michel Foucault, l’inquiétude de l’histoire. Paris: PUF, 2004.

REVEL, Judith. Le vocabulaire de Foucault. Paris: Ellipses, 2002.

VEYNE, Paul. Foucault: sa pensée, sa personne. Paris: Albin Michel, 2008.

Downloads

Publicado

2012-05-21

Como Citar

CARVALHO, A. F. de. Foucault e a potência normativa do saber no campo da educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 121-140, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1244. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1244. Acesso em: 31 out. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)