Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia

  • Américo Grisotto Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Filosofia. Diferença (Filosofia). Conceito. Aprendizagem. Afeto.

Resumo

Aventurar-se no pensamento em filosofia não depende, a princípio, do uso necessário dos arsenais da razão. Antes, seria necessário lançar-se em seus domínios e ficar à espreita dos seus acontecimentos. Somente quando esses ocorrerem teremos como distinguir os que coincidem enormemente com o que já fazemos e pensamos, e os que trazem o novo. Talvez aí, de fato, algum empenho tenha sentido. Assim, ao me deparar com os escritos da filosofia da diferença, de maneira especial com os de Deleuze, Guattari e Foucault, foi possível deslocar a minha prática docente em filosofia dos moldes da filosofia maior e vislumbrar a filosofia em sua menoridade. Aliás, pelo inusitado dos acontecimentos que atravessam nossas salas de aula, penso que seja possível sugerir aos alunosque inventem suas próprias regras de fazer filosofia, segundo uma nova maneira de confecção, um novo estilo que lhes seja próprio, ou seja, que tomem os autores da história do pensamento como matéria de entretimento, por meio de novas composições que não aquelas que os textos filosóficos já oferecem; que selecionem autores que endossam aquilo em que pensam, fazendo uso intensivo deles; que traiam os autores, respeitando-os o máximo, sem reproduzi-los.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Grisotto, Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp.

Referências

BARTHES, Roland. Mitologias. 2. ed. Trad. Rita Buongermino e Pedro de Souza. São Paulo: Difel, 1975.

CARDOSO JUNIOR, Hélio Rebello. Pensar a Pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender. In: COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, 2., 2004, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, RJ: UERJ, 2004.

CERLETTI, Alejandro. A. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, Walter Omar. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Trad. Ingrid Muller Xavier. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

DELEUZE, Gilles. Spinoza et le problème de l’expression. Paris: Les Éditions de Minuit, 1968.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Trad. Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily. Rio de Janeiro, RJ: Rio, 1976.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 4. ed. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? 2. ed. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo, SP: Escuta, 1998.

DOUAILLIER, Stéphane. A filosofia que começa: desafios para o ensino da filosofia no próximo milênio. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON. (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 17-30.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FOUCAULT, Michel. Estratégia, poder-saber. Ditos e Escritos. v. IV. Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o uso dos prazeres. 9. ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2001. (v. 2).

MOORE, Alan. Voice of the fire. East Sussex, United Kingdom: Top Shelf, U. S. 2003.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Escritos sobre história. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro, RJ: PUC-Rio; São Paulo, SP: Loyola, 2005.

Publicado
2010-11-18
Como Citar
Grisotto, A. (2010). Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia. ETD - Educação Temática Digital, 14(1), 179-198. https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1246