Resumo
O presente artigo pretende propor um determinado ensino de filosofia para jovens, hoje, na escola, que seja uma forma de ação política transformadora do mundo. Partimos da contextualização de nossos tempos como tendo a vida tomada pela política em sociedades de controle para defendermos a ação de criação de mundos possíveis a partir do mundo dado e imposto pelos mecanismos de poder que nos capturam. A possibilidade de criação não é mérito de poucos, está ao alcance de qualquer um, do homem comum. Uma ação educativa da filosofia na escola poderia ser a de fazer os alunos passarem por uma experiência filosófica em seu pensamento como uma disciplina de criar conceitos, dentro dessa perspectiva de incentivar a criação de outros tantos mundos possíveis e diferentes.
Referências
DELEUZE, Gilles. A Ilha deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006b
DELEUZE, Gilles. Conversações. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1992.
DELEUZE, Gilles.Diferença e repetição. São Paulo, SP: Edições Graal, 2006a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia?. Rio de Janeiro: 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1995. (v.1).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1996. (v.3).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro, RJ: 34, 1997. (v.5).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka, por uma literatura menor. Rio de Janeiro, RJ: Imago Editora, 1977.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. São Paulo, SP: 34, 2010
FORRESTER, Viviane. O horror econômico. São Paulo, SP: UNESP, 1997.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I, a vontade de saber. Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal, 1977
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOV, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1995. p.231- 249.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008
KAFKA, Franz. Um relatório para uma academia. In: KAFKA, Franz. Um médico rural. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1999.
LAZZARATO, Maurizio. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. Considerações extemporâneas III: Schopenhauer como Educador. Trad. Adriana Maria Saura Vaz. Rev. Cinzia Signorelli Macris. Campinas: FE; Unicamp, 1999.
PELBART, Peter Pál. Vida capital, ensaios de biopolítica. São Paulo, SP: Iluminuras, 2003.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.