Deleuze: por uma ontologia da aula de filosofia repetição cria diferença

  • Marcos Ribeiro de Santana Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Aula. Criação. Diferença (Filosofia). Filosofia.

Resumo

O presente ensaio corresponde à tentativa de constituição de uma ontologia da Aula de Filosofia, a partir da definição elaborada por Deleuze sobre a filosofia, entendida como “a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos”, dentro da especificidade do tema da diferença e repetição. Perspectiva traçada no âmbito do ensino médio quanto ao desenvolvimento de um mesmo plano de aula para várias turmas de uma mesma série. O desafio situa-se no problema da criação da diferença, quanto à prática da docência – a aula –, mesmo tendo a repetição de um plano de aula, para atender à obrigatoriedade de uma proposta curricular. Trata-se de criar um plano cartográfico para Aula de filosofia, mapeando a atividade de pensamento como ato de invenção, de diferenças, de devires e de acontecimentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Ribeiro de Santana, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é professor da rede pública de ensino - PEB II - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Mestre em educação pela Unicamp. Na área de filosofia atua principalmente nos seguintes temas: antropologia filosófica, ética, estética, educação e ensino de filosofia

Referências

CRAIA, Eladio Constantino Pablo. Deleuze e a ontologia: o ser e diferença. In: ORLANDI, Luiz. (Org.). Diferença. Campinas: Segmento, 2005. p. 55-90.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo, SP: Iluminuras. 2006a

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. L. Orlandi e R. Machado. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2006b.

DELEUZE, Gilles; PARNET, C. Diálogos. Trad. Eloísa A, Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro, RJ: 34, 1992.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Publicado
2010-11-18
Como Citar
Santana, M. R. de. (2010). Deleuze: por uma ontologia da aula de filosofia repetição cria diferença. ETD - Educação Temática Digital, 14(1), 235-250. https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1249

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)