Banner Portal
Deleuze: por uma ontologia da aula de filosofia repetição cria diferença
PDF

Palavras-chave

Aula. Criação. Diferença (Filosofia). Filosofia.

Como Citar

SANTANA, Marcos Ribeiro de. Deleuze: por uma ontologia da aula de filosofia repetição cria diferença. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 235–250, 2010. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1249. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio corresponde à tentativa de constituição de uma ontologia da Aula de Filosofia, a partir da definição elaborada por Deleuze sobre a filosofia, entendida como “a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos”, dentro da especificidade do tema da diferença e repetição. Perspectiva traçada no âmbito do ensino médio quanto ao desenvolvimento de um mesmo plano de aula para várias turmas de uma mesma série. O desafio situa-se no problema da criação da diferença, quanto à prática da docência – a aula –, mesmo tendo a repetição de um plano de aula, para atender à obrigatoriedade de uma proposta curricular. Trata-se de criar um plano cartográfico para Aula de filosofia, mapeando a atividade de pensamento como ato de invenção, de diferenças, de devires e de acontecimentos. 

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1249
PDF

Referências

CRAIA, Eladio Constantino Pablo. Deleuze e a ontologia: o ser e diferença. In: ORLANDI, Luiz. (Org.). Diferença. Campinas: Segmento, 2005. p. 55-90.

DELEUZE, Gilles. A ilha deserta e outros textos. São Paulo, SP: Iluminuras. 2006a

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. L. Orlandi e R. Machado. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2006b.

DELEUZE, Gilles; PARNET, C. Diálogos. Trad. Eloísa A, Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro, RJ: 34, 1992.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.