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Infância, cinema e formação: contornos de modulações, subjetividades e singularidades
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Palavras-chave

Infância. Formação. Identidade. Diferença.

Como Citar

LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, cinema e formação: contornos de modulações, subjetividades e singularidades. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 314–331, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1255. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1255. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A partir de uma reflexão sobre as noções de formação – mais especificamente, de “formação do professor” – e tendo como eixo central (1) suas práticas concretas e materiais no universo da escola e (2) trabalhos que temos desenvolvido acerca da “formação docente e cinema”, o texto apresenta reflexões acerca da noção de Educação e de Educação como de construção de identidades. No contexto destas reflexões, procuro problematizar a ideia de identidade como algo fechado, pronto e determinado, que em nossa cultura tem se constituído a partir de processos de modulações, sobretudo a partir da imagem e do cinema. Sendo assim, o texto procura apresentar uma discussão que acene para pensar uma discussão da diferença e toma como autores centrais para esta reflexão Foucault, Agamben e Benjamin.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1255
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