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Análise comparativa das representações de alunos e professores sobre as relações entre ensino e aprendizagem
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Palavras-chave

Representação social. Relação professor-aluno. Ensino. Aprendizagem.

Como Citar

OSTI, Andreia; BRENELLI, Rosely Palermo. Análise comparativa das representações de alunos e professores sobre as relações entre ensino e aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 363–385, 2012. DOI: 10.20396/etd.v14i1.1258. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1258. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

 Esta pesquisa teve como objetivo identificar e comparar as representações de professores e de seus respectivos alunos (com e sem dificuldade de aprendizagem) sobre o processo de ensino e aprendizagem. Buscamos verificar em quais aspectos as representações de alunos e professores se correspondem e se elas se diferenciam entre alunos com e sem dificuldades de aprendizagem. A coleta de dados foi organizada por meio de uma entrevista semiestruturada, contendo 15 questões abertas para professores e alunos. Participaram deste estudo 20 professores e 40 alunos (sendo 20 com dificuldade e 20 sem dificuldade de aprendizagem) do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade da região Metropolitana de Campinas. As respostas das entrevistas foram categorizadas e analisadas através do teste exato de Fisher, Qui-Quadrado e de Proporções. O nível de confiança foi de 95%. Os resultados demonstraram que professores e alunos apresentam uma visão parcial dos fatores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O aprender, tanto para professores quanto para alunos, é sinônimo de ausência de erros, sendo um processo individual e não social. Professores e alunos sem dificuldades representam positivamente o ambiente da sala de aula, diferentemente dos alunos com dificuldades.

https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1258
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