A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola

  • Liane Camatti Universidade Federal do Pampa
  • Márcia Lise Lunardi-Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Comunidade. Educação dos surdos. Escola.

Resumo

Com o desenvolvimento deste artigo, pretende-se discutir a constituição do sujeito pedagógico surdo a partir da convergência entre comunidade e escola de surdos. Trata-se de lançar um olhar para o sujeito objeto da pedagogia que tem sua construção definida também pelas formas pelas quais a comunidade surda se insere no espaço da escola de surdos. O estudo que segue foi realizado utilizando como sujeitos de pesquisa surdos alunos e professores de escolas específicas para surdos das cidades de Caxias dos Sul/RS, Porto Alegre/RS e Santa Maria/RS. Para o desenvolvimento deste texto, foram utilizadas ferramentas analíticas advindas dos estudos de vertente Pós-estruturalista em função da conveniência que tal perspectiva apresenta quando se põe como objetivo entender os processos de produção de verdades e de constituição de sujeitos. Foi possível traçar quatro estratégias centrais que ilustram o investimento por parte da comunidade na formação do sujeito político através da escola: a necessidade de manter o contato entre os pares surdos; a necessidade de atribuição de uma espacialidade geográfica e temporal às articulações comunitárias; a intervenção em idade precoce; e a presença de surdos com histórias pessoais e profissionais exitosas atuando na escola. Através do desenvolvimento deste artigo, foi possível perceber que a comunidade entende a escola como possibilidade de manutenção do seu funcionamento e preceitos em função de que o sujeito que é pedagogizado na escola aprende lá a ser político e a dar conta do que quer a comunidade.

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Biografia do Autor

Liane Camatti, Universidade Federal do Pampa

Professora de LIBRAS da Universidade Federal do Pampa – Campus Uruguaiana.

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Referências

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Publicado
2012-05-21
Como Citar
Camatti, L., & Lunardi-Lazzarin, M. L. (2012). A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola. ETD - Educação Temática Digital, 14(1), 386-398. https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1259