C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação

Autores

  • Teresa Torres de Eça Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1268

Palavras-chave:

Arte ativista. Arte educação.

Resumo

Este artigo irá apresentar algumas perspectivas sobre arte-educação ativista e pesquisa participativa. A plataforma Inter-ACCION realizada por educadores de arte é descrita como um exemplo de processos de arte-educação utilizando conceitos como a/r/tography; investigação colaborativa, interatividade; entre-lugares e compromissos sociais. Tais conceitos são desenvolvidos pelos artistas/professores/pesquisadores e pelo grupo Inter-Ação denominado C3 nas suas ações e teorias através de fazer e gravar eventos de arte-educação, a fim de tornar o ensino de artes mais visível na sociedade usando ferramentas de coleta de dados, tais como vídeo, fotografia , texto e desenho e análise de dados usando o processo com base artística para a geração de reflexão, codificação e teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Torres de Eça, Universidade do Porto

Doutora e Mestre em Arte pela University of Surrey (UK); Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Porto (Portugal); Professora do ensino secundário (Viseu, Portugal); Pesquisadora do Núcleo de Educação Artística do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (Porto – PT); Membro Fundador da Rede Ibero Americana de Educação Artística (Portugal); Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual; Vice Presidente da International Society For Education Through Art (InSEA - Canadá)

Referências

AGRA-PARDIÑAS, Maria Jesus; MESÍAS LEMA, José Maria . Questions before the words an educational space, a stimulating space. International Journal of Education Through Art, Bristol, UK, v.7, n.1, p. 7–26, 2011.

CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA, 1., Porto, 2008. Atas digitais do... Porto: APECV, 2008. Disponível em: http://www.apecv.pt/pareceres/conclusoesCIAEA2008.pdf. Acesso em: 01 mar. 2013.

EÇA, Teresa Torres de; AGRA-PARDIÑAS, Maria Jesus; TRIGO, Cristina. Transforming practices and inquiry in between arts, arts education and research, International Journal of Education through Art, Bristol, UK, v.8, n.2, p.183–190, 2012.

FREIRE, Paulo. Education for critical consciousness, New York: Seabury. 2012. IRWIN, Rita L.; COSSON, Alex de. (Ed.). A/r/tography: rendering self through arts based living inquiry, Vancouver: Pacific Educational Press, 2004.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

EÇA, T. T. de. C3: ações, interações e acontecimentos: arte educadoras entre ativismo, arte e educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 495–506, 2013. DOI: 10.20396/etd.v15i3.1268. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1268. Acesso em: 19 jan. 2022.