Resumo
O estudo por um outro envolvimento na educação ambiental é uma perspectiva de envolver-se epistemologicamente com uma outra possibilidade de construção das relações ambientais, no processo ensino aprendizagem, tendo como caminho compreender a relação do homem com o meio ambiente e as suas formas de produções territoriais, tendo como ponto deflagrador para tal o envolvimento com o lugar. Este ‘envolvimento’ é construído como uma perspectiva crítica à sociedade moderno cientificista e à sua concepção de desenvolvimento que implica na degradação do meio ambiente. Assim, pensar um outro envolvimento na educação ambiental é compreender, que existe uma diversidades de sustentabilidades construídas como produto das experiências humanas a partir da relação de intimidade e de envolvimento com que determinadas comunidades possuem com o lugar e com o meio ambiente. Desta maneira a perspectiva que se buscará neste estudo é de construir outras possibilidades de se compreender o desenvolvimento sustentável, na educação ambiental, destacando a possibilidade de se pensar esta educação, a partir de um diálogo de saberes, da percepção e das experiências de diversos grupos sociais que em diferentes espaços produzem territorialidades construídas a partir do envolvimento com o lugar.
Referências
BURNHAM, Teresinha Fróes; FAGUNDES, Norma Carapiá. Transdisciplinaridade, Multirreferencialidade e Currículo. Revista da FACED, Salvador, n.5, 2001.
FEYERABEND, Paul. A conquista da abundância: uma história da abstração versus a riqueza do ser. Tradução de Cecilia Prada e Marcelo Rouanet. São Leopoldo: Unisinos, 2006.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais, Campinas, SP: Papirus, 2004.
HAESBAERT, Rogério. Da desterritorialização à multiterritorialidade. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005, São Paulo. Anais do... São Paulo, SP: USP, 2005, p.6774-6792.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n.19, p.20-28, 2002.
LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
NOGUEIRA, Carlos Ernesto; VEIGA-NETO, Alfredo. Conhecimento e saber apontamentos para os estudos de currículo. In: SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. 5.ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2013.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitude e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: EdUEL, 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4.ed. São Paulo, SP: EDUSP, 2006.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.