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Percepção dos estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhas
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Palavras-chave

Conservação. Educação ambiental. Projeto TAMAR.

Como Citar

CARDOSO, Cibele da Costa; MARINHO, Julio Cesar Bresolin; TRIGO, Cariane Campos. Percepção dos estudantes que visitam um projeto sobre biologia e conservação de tartarugas marinhas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 440–457, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i3.1308. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1308. Acesso em: 17 abr. 2024.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a percepção, a respeito das tartarugas marinhas, dos estudantes que visitaram as bases do TAMAR, nas cidades de Florianópolis e Ubatuba.  A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, antes e após a visitação de alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, nas duas bases. Cento e vinte questionários foram respondidos. Percebemos que o programa de educação ambiental nos Centros de Visitantes do Projeto TAMAR é eficiente, visto que a maioria dos discentes conseguia responder aos questionamentos após a visita. Porém, alguns temas poderiam ser mais enfatizados. Os alunos que possuíam uma percepção maior anteriormente à visita, foram os de Ubatuba, pelo fato do Projeto estar há mais de 20 anos na cidade, o que permite aos estudantes maior familiaridade com as questões relacionadas ao tema, e por terem visitado o projeto mais de uma vez.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i3.1308
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