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Até que ponto o bullying influencia o aumento da demanda por educação de jovens e adultos?
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Palavras-chave

Bullying. Evasão escolar. Educação de jovens e adultos.

Como Citar

JACOMETTI, Márcio; BLASIUS, Luciano; POLIDO, Márcio José; ANDRADE, Murilo Martins de. Até que ponto o bullying influencia o aumento da demanda por educação de jovens e adultos?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 307–326, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i2.1321. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1321. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever o processo de bullying que ocorre nas escolas como possível causa da evasão escolar e do aumento da demanda por Educação de Jovens e Adultos (EJA)  observada  no  contexto  educacional  brasileiro  atual,  de  modo  a  buscar  uma  resposta  ao questionamento  aventado.  Trata-se  de  um  ensaio  teórico-empírico  descritivo,  que  utiliza  fontes secundárias  e  a  experiência  de  vida  dos  pesquisadores  sobre  bullying  para  compor  a  análise. Evidenciou-se que a escola pública está longe de ser um espaço democrático, sendo muitas vezes um ambiente hostil que desestimula a permanência dos alunos no ensino regular. Por outro lado, existem muitos educadores preocupados em consolidar a escola como um  local de bem-estar, que combate a violência  e  forma  novos  cidadãos,  visualizando  a EJA  como  uma  forma  de  reverter  o  processo  de evasão  e  bullying. A  partir  dessas  constatações,  o  artigo  explora  possíveis  causas  da  evasão  e  da demanda pela EJA e recomenda novas pesquisas para esclarecer essas questões e as consequências do processo de bullying.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i2.1321
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