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A abordagem didático-investigativa no ensino médio: um estudo acerca do DNA
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Palavras-chave

Ensino de Biologia. Ensino Médio. PIBID. Abordagem investigativa. DNA.

Como Citar

MIGUEL, Kassiana da Silva; BARACHO, Iasmine Campos Alessandra Oliveira; KNECHTEL, Carla Milene; FERRAZ, Daniela Frigo; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. A abordagem didático-investigativa no ensino médio: um estudo acerca do DNA. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 327–345, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i2.1322. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1322. Acesso em: 14 dez. 2024.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma investigação realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto de Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Paraná. O objetivo foi evidenciar a reconstrução do conceito de DNA durante o desenvolvimento de um módulo didático em um enfoque investigativo com alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública do Paraná. Houve o acompanhamento sistemático e coleta de dados por meio de instrumentos diversos. A análise foi organizada em quatro momentos diferentes: elaboração de hipóteses pelos alunos, elaboração de desenhos sobre DNA, pesquisa realizada pelos alunos referente ao conceito de DNA e síntese descritiva individual. Mediante a análise dos resultados pode-se salientar que o enfoque investigativo possibilitou a participação ativa dos alunos principalmente nos questionamentos em sala e elaboração de sínteses. Destacamos também que houve evidências quanto à reconstrução do conceito de DNA pelos alunos envolvidos.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i2.1322
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