Banner Portal
A abordagem didático-investigativa no ensino médio: um estudo acerca do DNA
PDF

Palavras-chave

Ensino de Biologia. Ensino Médio. PIBID. Abordagem investigativa. DNA.

Como Citar

MIGUEL, Kassiana da Silva; BARACHO, Iasmine Campos Alessandra Oliveira; KNECHTEL, Carla Milene; FERRAZ, Daniela Frigo; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della. A abordagem didático-investigativa no ensino médio: um estudo acerca do DNA. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 327–345, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i2.1322. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1322. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma investigação realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto de Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Paraná. O objetivo foi evidenciar a reconstrução do conceito de DNA durante o desenvolvimento de um módulo didático em um enfoque investigativo com alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública do Paraná. Houve o acompanhamento sistemático e coleta de dados por meio de instrumentos diversos. A análise foi organizada em quatro momentos diferentes: elaboração de hipóteses pelos alunos, elaboração de desenhos sobre DNA, pesquisa realizada pelos alunos referente ao conceito de DNA e síntese descritiva individual. Mediante a análise dos resultados pode-se salientar que o enfoque investigativo possibilitou a participação ativa dos alunos principalmente nos questionamentos em sala e elaboração de sínteses. Destacamos também que houve evidências quanto à reconstrução do conceito de DNA pelos alunos envolvidos.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i2.1322
PDF

Referências

ALBERGARIA, Danilo. Pensando criticamente as novas abordagens de ensino. Com Ciência: revista eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, n.115, 2010.

AMABIS, José Mariano. Uma abordagem histórico-filosófica no ensino de genética. In: ENCONTRO SOBRE TEMAS DE GENÉTICA E MELHORAMENTO, 18, 2001, Piracicaba/SP. Anais do... Piracicaba/SP, 2001. (Tema: Uma abordagem histórico-filosófica no ensino de genética).

AYUSO, Elías; BANET, Enrique. Alternativas a la enseñanza de la genética en educación secundaria. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 133-157, 2002.

AZEVEDO, Maria Cristina Paternostro Stella de. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2006.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BAKER, William Perry; LAWSON, Anton Eric. Complex instructional analogies and theoretical concept acquisition in college genetics. Science Education, p. 665-683, 2001.

BANET, Enrique; AYUSO, Elías. Introducción a la genética en la enseñanza secundaria y bachillerato: I. Contenidos de enseñanza y conocimientos de los alumnos. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 137-153, 1995.

BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

CABALLER-SENABRE, Maria Jesús; GIMÉNEZ, Isabel. Las ideas de los alumnos y alumnas acerca de la estructura celular de los seres vivos. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, p. 172-180, 1992.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Thompson, 2004.

CAMARGO, Solange Soares; INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. A genética humana no Ensino Médio: algumas propostas. Genética na Escola, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 14-16, 2007.

CHATTOPADHYAY, Amitabha. Understanding of genetics information in higher secondary students in northeast India and the implications for genetics education. Cell Biologycal Education, v. 4, p. 97–104. 2005.

CLEMENT, Luiz; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Atividades Didáticas de Resolução de Problemas e o Ensino de Conteúdos Procedimentais. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, Argentina, n. 6, 2011.

DUSCHL, Richard. La valorización de argumentaciones y explicaciones: promover estrategias de retro alimentación. Ensenãnza de las Ciencias, Barcelona, v.16, n.1, p. 3-20, 1998.

FERREIRA, Márcio Elias; BORGES NETO, Carlos Rodrigues. A importância da pesquisa genômica e o sequenciamento de DNA. Comunicado Técnico – EMBRAPA, Brasília, n.91, p.1-4, dez. 2003.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

GIL PEREZ, Daniel; VALDEZ-CASTRO, Pablo. La orientación de las práctices de laboratorio como investigación: un ejemplo ilustrativo. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 2, n. 14, 1996.

GIORDAN, André; VECCHI, Gérard. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.

HODSON, Derek. Hacia un Enfoque más Crítico del Trabajo de Laboratorio. Enseñanza de las Ciências, Barcelona, v. 12, n.3, p. 299-313. 1994.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.

LEWIS, Jenny; LEACH, John; WOOD-ROBINSON, Colin. Chromosomes: the missing link- Young people’s understanding of mitosis, meiosis and fertilization. Journal of Biological Education, v. 34, n. 4, p. 189– 200. 2000.

LEWIS, Jenny; LEACH, John; WOOD-ROBINSON, Colin. What’s a cell? – young people’s understanding of the genetic relationship between cells, within an individual. Journal of Biological Education, v. 34, n. 3, p. 129-132, 2000.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens educativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAUÉS, Ely Roberto da Costa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Ciências: atividades investigativas nas séries iniciais. Presença Pedagógica, Porto Alegre, v. 72, p. 34-43, 2006.

MACHADO, Ana Maria Nogueira. Pesquisa escolar: uma questão para resolver. 1989. 92 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 1989.

MARBACH-Ad, Gili. Attempting to break the code in students’ comprehension of genetics concepts. Journal of Biological Education. v. 35, p. 183-189. 2001.

MOREIRA, Leandro Márcio. O uso do corpo como ferramenta pedagógica: um modelo alternativo que desconsidera a ausência de recursos específicos para o ensino de bioquímica e biologia molecular no ensino fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, São Paulo, n. 1, 2007.

NEWMAN, William; ABEL, Sandra; HUBBARD, Paula; MC DONALD, James; OTAALA, Justine; MARTINI, Mariana. Dilemmas of teaching inquiry in elementary Science methods. Journal of Science Teacher Education, v. 4, n. 15, 2004.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva. Contribuições e abordagens experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v. 12, n.1, p. 139-153, 2010.

PAVAN, Octavio Henrique de Oliveira. Evoluindo genética: um jogo educativo. Campinas: Ed. Unicamp, 1998.

PAIVA, Ana Luiza Bittencourt; MARTINS, Carmen Maria De Caro. Concepções Prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 7, 2005.

PONTE, João Pedro Mendes. Investigar, ensinar e aprender. Actas do profMat, 2003. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20121/mat1500/investigar.pdf. Acesso em: 20 set. 2013.

RODRIGUES, Cibele; MELLO, Márcio. A prática no ensino de genética e biologia molecular: desenvolvimento de recursos didáticos para o Ensino Médio, 2005. Disponível em: http://www.pucminas.br/seminarioprograd/iv_seminario/pdfs/puc_prat_ens_gen.pdf. Acesso em: 20 set. 2013.

SÁ, Eliane Ferreira; PAULA, Helder de Figueiredo; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR, Orlando Gomes. As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso de especialização em ensino de ciências. IN: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis/SC, Atas do... Florianópolis: [s.n.], 2007.

SAVIANI, Dermeval. Contribuição à elaboração da nova LDB: um início de conversa. ANDE, Brasília, n. 13, p. 5-14, 1988.

SOARES, Kátia da Costa; PINTO, Marcelo da Conceição; ROCHA, Marcos de Oliveira. Cada lócus por si mesmo: por onde andam esses genes? Universidade Federal do Rio de Janeiro/ PROMED/UFRJ, Genética na sala de aula: estratégias de ensino e aprendizagem, 2005. Disponível em:http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/PDF/biologiatrabalhos/geneticagenetica4.pdf. Acesso em: 16 set. 2013.

TAUCEDA, Karen Cavalcanti; PINO, José Cláudio Del. Modelos e outras representações mentais no estudo do DNA em alunos do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v. 15, p. 337-354, 2010.

VOGT, Carlos. Ensino e aprendizagem: Problemas como solução. ComCiência- Revista eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, v. 115, 2010.

WATSON, Road. Student’s discutions in practical scientific inquiries. International Journal Science education, v. 26, n 1, 25-45, 2004.

WATSON, James Dewey; CRICK, Francis Harry Compton. A structure for desoxyribose nucleic acid. Nature, v. 171, p. 737-738, 1953.

WILSEK, Marilei Aparecida Gionedis; TOSIN, João Angelo Pucci. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas. [Curitiba] : Secretaria de Estado da Educação, Programa de Desenvolvimento Educacional. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos. Acesso em: 18 set. 2013.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.