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Objetos de aprendizagem interativos: participação e desempenho de estudantes de ciências
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Palavras-chave

Educação a distância. Ensino de ciências. Objeto de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem

Como Citar

PAGNOSSIN, Ivan Ramos; CAVALCANTI, Carolina Magalhães Costa; SOLEDADE, Roberta Takahashi; MARQUES, Gil da Costa. Objetos de aprendizagem interativos: participação e desempenho de estudantes de ciências. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 362–380, 2014. DOI: 10.20396/etd.v16i2.1324. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1324. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Devido à crescente presença das tecnologias digitais em atividades do dia-a-dia, relatos de seu emprego na educação têm sido feitas, no Brasil e no exterior. A criação e utilização de objetos educacionais cada vez mais interativos surgem como alternativas aos materiais didáticos comumente adotados na Educação a Distância como vídeo-aulas, textos e questionários. Visando contribuir com esse cenário, este trabalho apresenta resultados qualitativos e quantitativos de participação e de desempenho de estudantes do curso semipresencial de graduação em licenciatura em ciências, do convênio entre a Universidade de São Paulo e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, em atividades de aprendizagem online baseadas em objetos de aprendizagem interativos que simulam situações-problema. Dentre outros resultados, identifica quantitativamente a correlação existente entre participação e avaliação e entre desempenho e avaliação, e define diretrizes e estratégias para promover a utilização e avaliação destes recursos em cursos EAD e semipresenciais.

https://doi.org/10.20396/etd.v16i2.1324
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