A reforma educacional de Minas Gerais: a promoção da autonomia escolar

  • Maria José Viana Marinho de Mattos Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Política educacional. Reforma educacional. Implementação. Desconcentração. Municipalização. Autonomia escolar.

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa realizada sobre a avaliação do processo de implementação da política de autonomia escolar - proposta da reforma educativa implantada nas escolas estaduais de Minas Gerais - período de 1991 a 1998. Entre outros objetivos, tal estudo analisou a implementação de medidas no sentido de se efetivar a política de autonomia escolar articulada a outras prioridades, assim identificadas: fortalecimento da direção da escola, aperfeiçoamento e capacitação dos funcionários, avaliação do sistema educacional e integração com os municípios. Por último, analisa os projetos e subprojetos do Programa Qualidade na Educação Básica de Minas Gerias, eixo principal desta política. 

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Biografia do Autor

Maria José Viana Marinho de Mattos, Universidade Estadual de Campinas
Professora da Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas. Doutoranda do LAPPLANE Faculdade de Educação UNICAMP

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Publicado
2009-01-08
Como Citar
Mattos, M. J. V. M. de. (2009). A reforma educacional de Minas Gerais: a promoção da autonomia escolar. ETD - Educação Temática Digital, 2(1), 70-88. https://doi.org/10.20396/etd.v2i1.562