Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes

Autores

  • Humberto Celeste Innarelli Universidade Paulista
  • Vanda de Fátima Fulgêncio de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v5i1.630

Palavras-chave:

Sociedade da informação. Tecnologia da informação. Mudança social. Pesquisa. Estudantes.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um levantamento empírico sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre a realidade de um grupo de estudantes. Foram analisados sujeitos de diferentes faixas etárias, grau de instrução, níveis socioeconômicos e sexos; oriundos de uma universidade particular de ensino superior, alunos de uma escola técnica de informática e alunos de uma escola situada na área rural. O procedimento de coleta de dados foi feito através de questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa. Na análise, os estudantes foram caracterizados em grupos em relação ao grau de instrução, idade, sexo, utilização e freqüência de uso do computador, tempo de uso do computador, para quê usa o computador, quais os softwares e sistemas operacionais mais utilizados e a forma de uso das bibliotecas. Em seguida foi realizada uma análise envolvendo todos os estudantes dentro dos seguintes agrupamentos: Urbano versus Rural; Uso do Computador versus Pesquisa; Otimistas versus Pessimistas e Software versus Utilização. Como resultados e conclusões, apresentamos as expectativas e significados atribuídos pelos estudantes para a Sociedade da Informação e os contornos sociais e econômicos que os envolvem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Celeste Innarelli, Universidade Paulista

Analista de Sistemas do Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP Professor de Novas Tecnologias da Comunicação do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Paulista.

Vanda de Fátima Fulgêncio de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Biblioteconomia e Ciências Sociais Bibliotecária da Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – UNICAMP

Referências

AVEDON, Don M. GED de A a Z: tudo sobre gerenciamento eletrônico de documentos. São Paulo: CENADEM, 1999.

BRENANND, Edna G. de G. Uma nova política de civilização: a sociedade informacional. In. AQUINO, Míriam de Albuquerque. (org.). O Campo da ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Universitária, 2002.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CRUZ, Tadeu. Workflow: a tecnologia que vai revolucionar processos. São Paulo: Atlas, 1998.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

RUBEN, Guilhermo; DWYER, Tom; WAINER, Jacques (Org.). Informática, organizações e sociedade no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003.

TAKAHASHI, Tadao (org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e da Tecnologia, 2000.

WALDMAN, Hélio, YACIOUB, Michel D. Telecomunicações: princípios e tendências. São Paulo: Érica, 2000.

Downloads

Publicado

2008-12-05

Como Citar

INNARELLI, H. C.; OLIVEIRA, V. de F. F. de. Tecnologias de informação e comunicação: interesses e expectativas de estudantes. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 49–63, 2008. DOI: 10.20396/etd.v5i1.630. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/630. Acesso em: 20 out. 2021.