A psicologia escolar e o ensino de psicologia: dilemas e perspectivas

Autores

  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.660

Palavras-chave:

Psicologia. Ensino de psicologia. Educação. Psicologia escolar. Psicologia educacional.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e discutir algumas questões relativas à área de Psicologia Escolar e Educacional e sua interface tanto com a atuação do psicólogo na educação, quanto com a docência no Ensino Médio, por meio da disciplina Psicologia. A partir das críticas iniciadas na área da Psicologia Escolar nos anos 1980, considerou-se fundamental compreender as dimensões históricas e sociais da constituição do sujeito psicológico. Essa concepção tem norteado as ações do psicólogo no campo do ensino de psicologia, construindo novas referências nesta área. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Proença Rebello de Souza, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Referências

MALUF, M. R. Formação e atuação do psicólogo na educação: dinâmica de transformação. In: ACHCAR, R. Psicólogo brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984.

Downloads

Publicado

2008-12-03

Como Citar

Souza, M. P. R. de. (2008). A psicologia escolar e o ensino de psicologia: dilemas e perspectivas. ETD - Educação Temática Digital, 8(2), 258–265. https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.660