Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano

Autores

  • Renato Kraide Soffner Universidade Estadual de Campinas
  • Eduardo Oscar de Campos Chaves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v6i2.775

Palavras-chave:

Tecnologias da inteligência. Modelos de educação. Desenvolvimento humano. Competências.

Resumo

Existe um novo relacionamento entre o homem e a informação disponível no mundo hoje – e a tecnologia tem um papel a desempenhar neste contexto. A educação pode ser beneficiária deste novo momento da história humana, se puder se valer das tecnologias de informação e comunicação, já disponíveis, para a concepção e implementação de um novo modelo pedagógico, que privilegia a conversão de informação em conhecimento, além de suportar o desenvolvimento de competências e de potencial humano. Entendidas assim, as tecnologias da inteligência (ou de apoio ao desenvolvimento cognitivo) são, na verdade, tecnologias da aprendizagem. Os trabalhos pioneiros de Vannevar Bush em aparatos tecnológicos de tratamento da informação - associados a modelos de pensamento e cognição – e aprimorados pelos seus seguidores, serão os meios de realização de tal modelo inovador. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Kraide Soffner, Universidade Estadual de Campinas

Professor Pleno da FATEC, Professor Doutor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, e da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. Bacharel em Engenharia pela USP, Mestre em Máquinas (Pesquisa Operacional) pela USP, e Doutor em Educação (Tecnologia Educacional) pela UNICAMP. Tem estágio de Pós-Doutorado no MIT - Massachusetts Institute of Technology, na área de Inovação Tecnológica. Coordena Programa de Especialização Lato Sensu e Bacharelado em Sistemas de Informação.

Eduardo Oscar de Campos Chaves, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Filosofia (Ph.D.), na área de Filosofia, pela University of Pittsburgh, e Mestre em Teologia, na área de História do Pensamento Cristão Ocidental, pelo Pittsburgh Theological Seminary, ambas instituições em Pittsburgh, PA, EUA. Estudou Teologia no Brasil, na Faculdades de Teologia da Igreja Presbiteriana do Brasil, em Campinas, SP e na Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em São Leopoldo, RS.

Referências

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998. 251 p.

BUSH, V. As We May Think. In: NYCE, James M., KAHN, Paul (Orgs.). From Memex to hypertext: Vannevar Bush and the mind’s machine. San Diego: Academic Press, 1991.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: editora UNESP, 1999. 212 p.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. 203 p.

LÉVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.

MINSKY, M. The society of mind. New York, Simon & Schuster, 1988. 339 p.

Downloads

Publicado

2008-11-12

Como Citar

SOFFNER, R. K.; CHAVES, E. O. de C. Tecnologia e a educação como desenvolvimento humano. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 77-84, 2008. DOI: 10.20396/etd.v6i2.775. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/775. Acesso em: 30 out. 2020.