Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica

  • Alfredo Veiga-Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maura Corcini Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Modernidade. Estudos foucaultianos. Pedagogia. Platonismo. Hipercrítica.

Resumo

Este artigo discute a produtividade de pensar a modernidade pedagógica, a partir da filosofia de Michel Foucault. Compreendendo a pedagogia como um conjunto de saberes e correlatas práticas educacionais, o artigo mostra o caráter contingente das raízes epistêmicas e epistemológicas que sustentam os discursos pedagógicos. A proveniência de tais raízes é localizada no platonismo renascentista e nas tradições judaico-cristãs. A partir dos conceitos de crítica e hipercrítica, o “pensar de outros modos” proposto por Michel Foucault é apontado como uma prática difícil, mas muito importante para a militância política.

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Biografia do Autor

Alfredo Veiga-Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutor em Educação; Professor Titular do Departamento de Ensino e Currículo e do PPG-Educação, da Faculdade de Educação da UFRGS (Porto Alegre, RS)
Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutora em Educação; Professora Titular do Curso de Pedagogia e do PPG-Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo, RS)

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Publicado
2010-12-01
Como Citar
Veiga-Neto, A., & Lopes, M. C. (2010). Para pensar de outros modos a modernidade pedagógica. ETD - Educação Temática Digital, 12(1), 147-166. https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.846