Resumo
Este artigo discute a produtividade de pensar a modernidade pedagógica, a partir da filosofia de Michel Foucault. Compreendendo a pedagogia como um conjunto de saberes e correlatas práticas educacionais, o artigo mostra o caráter contingente das raízes epistêmicas e epistemológicas que sustentam os discursos pedagógicos. A proveniência de tais raízes é localizada no platonismo renascentista e nas tradições judaico-cristãs. A partir dos conceitos de crítica e hipercrítica, o “pensar de outros modos” proposto por Michel Foucault é apontado como uma prática difícil, mas muito importante para a militância política.
Referências
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1989.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1992.
FOUCAULT, M. Est-il donc important de penser? In: FOUCAULT, M. Dits et écrits IV (1980-1988). Paris: Gallimard, 2006a. p. 178-182.
FOUCAULT, M. Eu sou um pirotécnico. In: POL-DROIT, R. Michel Foucault: entrevistas. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2006c.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1994. (v.2)
FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1995. p.231-249.
FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política: ditos e escritos V. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2004. p. 294-300.
FOUCAULT, M. Qu'est-ce que les Lumières? In: FOUCAULT, M. Dits et écrits IV (1980-1988). Paris: Gallimard, 2006b. p. 562-578.
GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Fundamentalismo e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
HARDT, M.; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2003.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, SP: Perspectiva, 1978.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
MORRIS, W. (Ed.). The American Heritage Dictionary of the English Language. Boston: American Heritage Publishing; Houghton Mifflin, 1970.
NARODOWSKI, M. Comenius e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
NARODOWSKI, M. Infancia y poder: la conformación de la Pedagogía moderna. Buenos Aires: Aique, 1994.
NOGUERA, C. O governamento pedagógico: da sociedade de ensino para a sociedade de aprendizagem. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Ó, J. R. O governo de si mesmo. Lisboa: Educa, 2003.
RORTY, R. A filosofia e o espelho da natureza. Lisboa: D.Quixote, 1988.
VARELA, J.; AVAREZ-URIA, F. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.6, 1992. p. 68-96.
VARELA, J.; AVAREZ-URIA, F. Arqueología de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.
VEIGA-NETO, A. Algumas raízes da Pedagogia moderna. In: ZORZO, C.; SILVA, L. D.; POLENZ, T. (Org.). Pedagogia em conexão. Canoas: Editora da ULBRA, 2004. P .65-83.
VEIGA-NETO, A. Coisas do governo... In: RAGO, M.; ORLANDI, L. B. L.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2002. p. 13-34.
VEIGA-NETO, A. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 13-38.
VEIGA-NETO, A.; LOPES, M. C. Identidade, cultura e semelhanças de família: as contribuições da virada lingüística. In: BIZARRO, R. (Org.). Eu e o outro: estudos multidisciplinares sobre identidade(s), diversidade(s) e práticas interculturais. Porto: Areal, 2007. p. 19-35.
A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.