A construção de uma identidade institucional: políticas educacionais e infância nos projetos pedagógicos do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz

Autores

  • Silvia Vallezi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8634864

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação infantil. Infância

Resumo

O artigo analisa as múltiplas apropriações das normas institucionais, tomando como fonte os Projetos Pedagógicos elaborados no CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz entre 1995 e 2008. As ideias de Chartier fundamentaram a investigação sobre as representações e apropriações tendo em vista a materialidade dos documentos. O artigo intenta apreender as maneiras pelas quais os profissionais deram sentido às suas práticas, registrando-as e justificando-as a partir do uso criativo das normas federais e municipais que permearam a implantação da instituição no município de Campinas/SP. A análise do uso dos termos que referenciaram a infância nos documentos permite ver a percepção teórica, normativa e ideológica que fundamentou a elaboração dos documentos produzidos no interior da escola. Os modos pelos quais o conjunto de Projetos Pedagógicos foi formulado a partir da escolha dos elementos constitutivos da política educacional e das concepções de infância remetem às práticas cotidianas e possibilitam observar as formas de construção da cultura e da identidade institucional.

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Biografia do Autor

Silvia Vallezi, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Educação pelo Departamento de Filosofia e História da Educação. Atuação em Políticas da educação e história cultural.

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Vallezi, S. (2015). A construção de uma identidade institucional: políticas educacionais e infância nos projetos pedagógicos do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz. ETD - Educação Temática Digital, 17(2), 414–426. https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8634864