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Imagens estilhaçadas: fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem
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Palavras-chave

Metodologia de pesquisa. Imagem. Filosofias da diferença. Deleuze. Aprendizagem.

Como Citar

MARQUES, D. S.; LOPEZ BELLO, S. E. Imagens estilhaçadas: fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 4, p. 759–772, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i4.8646255. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646255. Acesso em: 27 fev. 2024.

Resumo

Introdução: O presente artigo tem como objetivo circunscrever uma possível metodologia de pesquisa em educação a partir de estudos baseados em perspectivas pós-críticas no campo educacional. Com este enfoque, buscamos tratar da experiência em instituições educacionais como disparadoras para a produção de imagens deste cotidiano. Método: Tendo como referência as filosofias da diferença, especificamente de Gilles Deleuze, tais imagens são abordadas como memórias que, ao se criarem como material de investigação, se desprendem de seus referenciais subjetivos e objetivos. Resultados: Assim, depois de um movimento que propicia a produção de imagens derivadas da lembrança, buscamos estilhaçar as cadeias representativas e causais que poderiam ainda estar ligadas a elas. Conclusão: Tal movimento tem como objetivo uma análise posterior tendo em vista a criação de uma concepção de aprendizagem que seja inspirada na interseção filosófico-artística de “Proust e os signos”.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8646255
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