Projeto Dor on line. Perspectiva Educomunicativa e Uso de Tecnologias de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8646364

Palavras-chave:

Educomunicação. AVA. Estudo da Dor. Divulgação científica

Resumo

Este trabalho correlaciona a prática educomunicativa e as atividades de confecção de uma edição do periódico Dor on line, uma ação de extensão universitária dedicada à divulgação científica na área do Estudo da Dor, em seu contexto tecnológico e organizacional, com estudantes de graduação e pós-graduação em Saúde e Farmacologia. O projeto mimetiza ações editoriais em um ambiente virtual de aprendizagem institucional e promove a integração dialógica e diminuir a distância transacional pelo emprego de tecnologias de aprendizagem, estabelecendo fluxos de trabalho operacionais para o desenvolvimento e elaboração de pautas editoriais de jornalismo científico na área da Saúde.

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Biografia do Autor

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento, Universidade de Brasília

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Química pela FFCLRP, Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Química, na FCFRP, pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Farmacologia, na FMRP (2009). Tem experiência na área de Química, com ênfase em desenvolvimento de fármacos, atuando principalmente nos seguintes temas: química computacional, métodos espectroscópicos, SAR e QSAR, fitoquímica, fisiopatologia da dor, experimentação em modelos de dor inflamatória in vivo, desenvolvimento de analgésicos. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília das disciplinas de Físico-Química Aplicada à Farmácia e Controle Físico-Químico da Qualidade na Faculdade de Ceilândia no curso de graduação em Farmácia. Especialista lato sensu em Tecnologias na Aprendizagem, no Centro Universitário Senac (2016). Editor Sênior do Periódico Dor on line (www.dol.inf.br). Coordenador Adjunto do ponto focal UnB/CDT do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT.

Mani Indiana Funez, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Faculdade de Ceilândia, UnB. Área: Farmacologia e Enfermagem.

Sabrina Francesca de Souza Lisboa, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2006), mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -Universidade de São Paulo (FMRP/USP) - área de concentração em Farmacologia. Pesquisadora associada deste mesmo departamento.

Ieda Regina dos Santos, Universidade de São Paulo

Formada em Biologia Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, trabalha como Bióloga no Departamento de Farmacologia desde 1986. Atualmente, desenvolve trabalhos junto ao laboratório do Prof. Thiago Mattar Cunha, em experimentos que envolvem dor.

José Waldik Ramon, Universidade de São Paulo

Departamento de Farmacologia. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.

Referências

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

NASCIMENTO, P. G. B. D.; FUNEZ, M. I.; LISBOA, S. F. de S.; SANTOS, I. R. dos; RAMON, J. W. Projeto Dor on line. Perspectiva Educomunicativa e Uso de Tecnologias de Aprendizagem. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 555–569, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8646364. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646364. Acesso em: 3 dez. 2021.