Conceitos Matemáticos de Anciãos da Comunidade Explorando a Conexão entre Contextos Etnomatemáticos e práticas de aula

Autores

  • Mosimege Mogege Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648368

Palavras-chave:

Estudos etnomatemáticos. Jogos indígenas. Análise matemática. Vilas culturais. Aulas de matemática.

Resumo

Os membros da comunidade possuem uma riqueza de conhecimentos em atividades indígenas e artefatos. A análise das várias atividades e dos artefatos indígenas mostra uma variedade de conceitos e processos matemáticos. Mesmo que alguns membros da comunidade não tenham frequentado a educação formal ou não tenham estudado a um nível significativamente elevado, eles são capazes de utilizar os conceitos matemáticos relacionados com facilidade na medida em que se envolvem nas atividades. Este texto identifica alguns conceitos matemáticos que estão embutidos nas atividades indígenas e mostra como a maioria dos membros da comunidade utiliza esses conhecimentos matemáticos com facilidade. O texto conclui indicando como esse conhecimento pode ser utilizado para avançar a compreensão matemática em sala de aula.

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Biografia do Autor

Mosimege Mogege, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática - Universidade do Cabo Ocidental - Cidade do Cabo, África do Sul. Especialista em pesquisa e chefe do programa Educação e Desenvolvimento de Habilidades (ESD). Especialista em pesquisa do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas (HSRC) - UNISA Universidade do Cabo Ocidental - Universiteit van Wes-Kaapland Joanesburgo e Região, África do Sul.

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Publicado

2017-07-04

Como Citar

Mogege, M. (2017). Conceitos Matemáticos de Anciãos da Comunidade Explorando a Conexão entre Contextos Etnomatemáticos e práticas de aula. ETD - Educação Temática Digital, 19(3), 667–686. https://doi.org/10.20396/etd.v19i3.8648368