Banner Portal
Entre nós, em defesa de uma escola
PDF

Palavras-chave

Masschelein
Jan. Escola pública. Invenção.

Como Citar

KOHAN, Walter Omar. Entre nós, em defesa de uma escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 19, n. 4, p. 590–606, 2017. DOI: 10.20396/etd.v19i4.8648631. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648631. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste texto, proponho-me a esclarecer alguns aspectos da defesa da escola realizada por J. Masschelein e M. Simons em sua obra Em defesa da escola, bem como incorporar alguns elementos próprios de uma outra tradição – a escola popular de Simón Rodríguez – com o intuito mais amplo de aprofundar o debate desencadeado pelas teses dos autores belgas e torná-las ainda mais ressoantes para o contexto brasileiro. Para isso, na “Apresentação”, situo a importância do debate no atual cenário da educação nacional. Na seção seguinte, “Em defesa da escola”, apresento as teses principais do livro, assim como o caráter específico da proposta dos autores belgas sobre as relações entre escola e política. Já na seção “Em defesa da defesa: uma visão (a)política?”, contextualizo os principais autores que influenciaram a obra e detalho a maneira específica como ela se situaria em oposição a propostas como “Escola sem Partido”, as quais sintetizam a atual política educativa do governo brasileiro. Em “A invenção de uma escola entre nós”, introduzo alguns elementos da proposta de escola popular de Simón Rodríguez e, em particular, sua aposta na invenção e na atenção. Por último, em “Considerações Finais” incorporo a ideia de errância na afirmação de uma escola outra entre nós, inspirado em Le Tiers-Instruit de M. Serres.

https://doi.org/10.20396/etd.v19i4.8648631
PDF

Referências

ARENDT, Hannah. The Crisis in Education (1958). In: ARENDT, H. Between Past and Future: Eight Exercises in Political Thought. New York: Penguin, 1977.

DURÁN, Maximiliano. Simón Rodríguez. Una filosofía de la radical novedad. Caracas: Ediciones del Solar, 2016.

FOUCAULT, Michel. A hermenéutica do sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

KOHAN, Walter. O mestre inventor. Simón Rodríguez. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013.

KOHAN, Walter; MARTINS, Fabiana; VARGAS, Maria Jacintha (orgs). Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2013.

KOHAN, Walter; MASSCHELEIN, Jan. Filosofia como (auto)educação: para fazer a voz do pedagogo ser ouvida. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogía, a democracia, a escola. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014. p. 197-235.

LIDDELL, Henry G., SCOTT, Robert. A Greek English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1958. New Edition by Henry Stuart Jones, 1966.

MASSCHELEIN, Jan. O mundo mais uma vez. Andando sobre linhas. In: KOHAN, Walter; MARTINS, Fabiana; VARGAS, Maria Jacintha (orgs). Encontrar escola: o ato educativo e a experiência da pesquisa em educação. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2013. p. 259-264.

MASSCHELEIN, Jan. Filosofia como (auto)educação: para fazer a voz do pedagogo ser ouvida. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A democracia, a pedagogia, a escola. Belo Horizonte, BH: Autêntica, 2014. p. 7-24.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A democracia, a pedagogia, a escola. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. The language of the school: alienating or emancipating? In: KOHAN, Walter; LOPES, Sammy; MARTINS, Fabiana (orgs.) O ator de educar em uma língua ainda por ser escrita. Rio de Janeiro, RJ: NEFI, 2106. p. 291-300.

PUIGGRÓS, Adriana. De Simón Rodríguez a Paulo Freire. Educación para la integración latinoamericana. Buenos Aires: Colihue, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. Le maître ignorant. Paris: Fayard, 1987. Trad. Port. O mestre ignorante. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.

RANCIÈRE, Jacques. Ecole, production, égalité. In: L’école de la démocratie. Edilig: Fondation Diderot, 1988.

RODRÍGUEZ, Simón. Obras completas. Caracas: Presidencia de la República Bolivariana de Venezuela, 2001.

RODRÍGUEZ, Simón. Inventamos ou erramos. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2016.

SERRES, Michel. Le tiers-Instruit. Paris: François Bourin, 1991.

SIMONS, Maarten; MASSCHELEIN, Jan. School experiences: an attempt to find a pedagogical voice. In: KOHAN, Walter; LOPES, Sammy; MARTINS, Fabiana (orgs.) O ator de educar em uma língua ainda por ser escrita. Rio de Janeiro, RJ: NEFI, 2016. p. 249-258.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.