Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8650506

Palavras-chave:

Justiça. Direitos humanos. Escola justa. Mediação. Violência.

Resumo

Apresentaremos alguns resultados da pesquisa Justiça, direitos humanos e violência: a escola justa e as práticas da justiça restaurativa, no marco do projeto Justiça e Educação, uma política pública da SEE/São Paulo, que propõe, entre outras medidas, a formação de professores mediadores e a justiça restaurativa nas escolas. Realizamos um estudo da política, uma revisão bibliográfica e aplicamos questionários e entrevistas com professoras(es) mediadoras(es). As perguntas sobre o que seria o "justo" foram: uma escola com as relações escolares judicializadas seria uma escola mais justa? A formalização das práticas de justiça leva a mais justiça? O professor justo é aquele que recebeu o título de professor mediador? Os resultados nos mostram os dilemas de uma política hesitante e o difícil lugar que estes professores ocupam nas escolas.

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Biografia do Autor

Flávia Inês Schilling, Universidade de São Paulo

Socióloga, Professora Associada da Faculdade de Educação da USP, pesquisadora do CNPq, membro do Grupo de Pesquisas em Direitos Humanos, Memória, Política e Democracia do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-04-11

Como Citar

SCHILLING, F. I. Mediação de conflitos, justiça restaurativa: caminhos para uma escola mais justa?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 325–342, 2018. DOI: 10.20396/etd.v20i2.8650506. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650506. Acesso em: 3 dez. 2021.