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Recursos Educacionais Abertos para mobilização do conhecimento em educação de forma crítica
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Palavras-chave

Recursos Educacionais Abertos
Mobilização
Conhecimento
Formação de professores

Como Citar

JACQUES, Juliana Sales; MALMANN, Elena Maria; BAGETTI, Sabrina. Recursos Educacionais Abertos para mobilização do conhecimento em educação de forma crítica . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 4, p. 1044–1059, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i4.8652434. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652434. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Os Recursos Educacionais Abertos (REA), através do compartilhamento aberto em rede, são mobilizadores do conhecimento em Educação com democratização de práticas e consideração da pluralidade de ideias e contextos educacionais. A problemática é investigar os desafios da mobilização do conhecimento educacional em cursos de formação de professores através da coautoria de REA. Objetiva-se, portanto, dialogar sobre a mobilização do conhecimento em práticas educacionais abertas por meio dos REA. Para tanto, em movimento espiral cíclico de pesquisa-ação, como ciência educacional crítica, sustentaram-se ações e operações para compreensão teórica, política e ideológica do movimento REA e o coautorar de criações abertas, em cursos de formação inicial de professores de uma Universidade Pública. As inferenciações em cada etapa cíclica subsidiam a análise dos REA produzidos como resultado de pesquisa-ação. Diante disso, conclui-se que os REA potencializam a produção de teoria na prática, uma vez que as relações dialógicas potencializadas pela coautoria produzem diferentes efeitos de sentido que aprimoram, reformulam e instituem novos conhecimentos em Educação prontos para ação e intervenção.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652434
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