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Uma leitura de Paulo Freire
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Palavras-chave

Cognição
Drama
Liberdade
Problematização
Tema

Como Citar

PASTRE, José Luiz. Uma leitura de Paulo Freire : construtivismo e dramatização enquanto método. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 4, p. 1026–1042, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i4.8652799. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8652799. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esse ensaio tem por objetivos: recolher alguns traços a partir dos quais gostaríamos de pensar um construtivismo em Paulo Freire, e; pensar a dinâmica de seu método a partir da noção de dramatização. Trata-se de uma leitura que percorre a obra do autor de maneira transversal, a partir de questões e problemas presentes nessa obra, as quais são importantes para o desenvolvimento de uma educação pensada como uma prática da liberdade e voltada para a construção de uma sociedade democrática. Partirmos da noção de inacabamento do ser humano, considerado por Paulo Freire como um dos núcleos fundamentais onde se sustenta o processo de educação; procuramos pensar alguns aspectos da relação entre vida (existência), conhecimento e pensamento em sua obra; utilizamos a noção de dramatização para pensar a dinâmica de seu método, assim como, a inter-relação entre a dimensão estética, política e cognitiva das práticas educacionais. 

https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652799
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