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Teoria e prática na docência nos anos iniciais
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Palavras-chave

Base de conhecimentos para o ensino
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Teoria e prática
Docência nos anos iniciais
Estágio

Como Citar

PACHALSKI, Lissa; NORNBERG, Marta. Teoria e prática na docência nos anos iniciais: dimensões (in)dissociáveis?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 4, p. 994–1012, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i4.8653271. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653271. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo problematiza o discurso que dicotomiza a relação teoria e prática na profissão docente. Analisa um diário de registros de estágio nos anos iniciais a partir dos conceitos de conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico do conteúdo, balizadores da argumentação. Argumenta em torno da possível e necessária dissolução da divisão e consequente hierarquização entre teoria e prática no exercício da profissão docente. Sustenta a teoria e a prática como dimensões relacionadas e não-divisíveis da docência e da ação pedagógica.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8653271
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