Banner Portal
O ensino de inglês permeado pela proposta de sala de aula invertida
PDF

Palavras-chave

Métodos didático-pedagógicos
Sala de aula
Ensino de l´´ínguas

Como Citar

CONSERVA, Dilma Prata; COSTA, Marco Antonio Margarido. O ensino de inglês permeado pela proposta de sala de aula invertida: um relato de experiência didática. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 234–252, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8653788. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653788. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

As contínuas mudanças sociais e epistemológicas ocasionadas pela globalização têm resultado em uma pluralidade de conceitos para denominar a sociedade pós-moderna – invadida pelos avanços tecnológicos e científicos com uma rapidez incontrolável. Por conseguinte, essa realidade reflete no contexto educacional que urge por mudanças, agregações e transformações nas práticas docentes, e o ensino de inglês não se exclui dessa realidade. As metodologias ativas, mais especificamente o modelo de flipped classroom, têm cooperado para que essas inovações ocorram. O presente relato versa sobre as contribuições das metodologias ativas e as experiências da sala de aula invertida como uma modalidade do ensino híbrido, destacando a sua aplicação no ensino de inglês. Apresenta as experiências desenvolvidas em uma escola de idiomas com alunos do nível pré-intermediário na cidade de Patos-PB. De modo central, objetivou-se nesta pesquisa identificar as contribuições trazidas pela proposta de sala de aula invertida, para a aprendizagem da língua inglesa e conhecer os possíveis desafios para a implementação dessa metodologia. A ancoragem teórica que fundamenta o entendimento das contribuições das tecnologias digitais e da proposta de sala de aula invertida encontra esteio nas obras de Bergamn e Sams (2016), Valente (2017), Monte Mór (2010), Horn e Staker (2015), entre outros.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653788
PDF

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2010

ALSOWAT, Hamad. An EFL Flipped Classroom Teaching Model: Effects on English Language Higher-order Thinking Skills, Student Engagement and Satisfaction. Journal of Education and Practice, v.7, n.9, 2016. ISSN 2222-1735 (Paper) ISSN 2222-288X (Online)

ANYA TEACHES ENGLISH. Grammar time: superlative + present perfect + ever! 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z8C3rVsFPZY . Acesso em: 08 mar. 2019.

BAKER, John Wesley. The “classroom flip”: Using web course management tools to become the guide by the side. In: CHAMBERS, J. A. (Ed.). Selected papers from the 11th International Conference on College Teaching and Learning. Jacksonville, FL: Florida Community College, 2000. p.9-17

BERGMANN. Jonathan. SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia de aprendizagem. Tradução: Afonso Celso Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

CARON. Aline. Flipped classroom: invertendo a maneira de ensinar. Positivo Tecnologia Educacional. 2016. Disponível em: https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/flipped-classroom-invertendo-a-maneira-de-ensinar/. Acesso em: 11 mar. 2019.

CARON. Aline. Professor de colégio gaúcho oferece Aula Invertida a partir de ambientes virtuais do Educacional. Positivo Tecnologia Educacional. 2015. Disponível em: https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/flipped-classroom-invertendo-a-maneira-de-ensinar/ . Acesso em: 11 mar. 2019.

CONSERVA. Dilma Prata. Present perfect or past simple?2017. Disponível em: https://create.kahoot.it/details/present-perfect-or-past-simple/c80ccaaa-f20d-4e58-9d20-665be88926a9.

_________ Quiz-Superlative + adjectives. 2017. Disponível em: https://play.kahoot.it/#/k/f50a0924-c021-4d3e-9597-142bdf837817 .

DEWEY, John. (1916). Democracy and education. New York: The Free Press, 1944. (cópia revisada)

DRISCOLL III, Thomas F.; PETTY, Katherine A. Student-driven education with Flipped Learning and 20-Time.Practical Applications and Experiences in K-20 Blended Learning Environments, 120. 2013.

ELEMENTAL E ENGLISH. Present Perfect Verb Tense | English Grammar Lesson.2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oXqsVMC3tmo . Acesso em: 08 mar. 2019.

EVSEEVA, Arina, SOLOZHENKO, Anton. Use of flipped classroom technology in language learning. In: INTERNATIONAL CONFERENCE LINGUISTIC AND CULTURAL STUDIES: TRADITIONS AND INNOVATIONS, 15., Tomsk, Russia, 2015. Proceedings... Tomsk, Russia, 2015. p. 205-209.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FULTON, Kathleen. Upside down and inside out: flip your classroom to improve student learning. Learning & Leading with Technology, v.39, n.8, 2012. p. 12–17.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GOENGLISH. When to use the present perfect tense / with example sentences. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o1_0Gz4uRKo. Acesso em: 08 mar. 2019.

HALL, Joan Kelly; CHENG, An; CARLSON, Matthew. Reconceptualizing multicompetence as a theory of language knowledge. Applied Linguistics, v.27, n.2, 2006, p. 220 -240.

HAMDAN, Noora; McKNIGHT, Patrick; McKNIGHT, Katherine; ARFSTROM, Kari M. The flipped learning model: a white paper based on the literature review titled a review of flipped learning’. Arlington, VA: Flipped Learning Network, 2013.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução de Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 292.

KÖROĞLU, ZeynepÇetin; ÇAKIR, Abdulvahit. Use of flipped instruction in language classrooms: an investigation about student teachers’ perceptions. European Journal of English Language Teaching. v.3, Issue 1, 2017. ISSN: 2501-7136. ISSN-L: 2501-7136

LEARNWITHVIDEOS. Practice the present perfect with scenes from tv shows. 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nt7O2w1Fpxc. Acesso em:10 mar. 2019.

LINK, L.; WAGNER, D. Computer- Mediated Communication in Virtual Learning Communities. In: ZAPHIRIS, Panayiotis; ANG, Chee Siang (Ed.). Human computer interaction: concepts, methodologies, tools and applications. Hershey, PA: Information Science Reference, 2009. p. 316-322.

MARSH, DEBRA. Blended Learning: creating learning opportunities for language learners. Cambridge: Cambridge Univ., 2012. p. 2.

MONTE MÓR, Walkyria Maria. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. Revista Letras & Letras. Uberlândia, v. 26, n. 2, p. 469-476, jul./dez. 2010.

MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto. de; MORALES, Ofelia Elisa Torres (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa-PR: Foca Foto- PROEX/UEPG, 2015. Coleção Mídias Contemporâneas - v.2. Disponível em: http://www.youblisher.com/p/1121724-Colecao-Midias-Contemporaneas-Convergencias-Midiaticas-Educacao-e-Cidadania-aproximacoes-jovens-Volume-II/ . Acesso em: 09 mar. 2019.

NORTON, Bonny; TOOHEY, Kelleen. Identity, language learning, and social change. Language Teaching, Cambridge, v.44, issue 4, p. 412 -446, October, 2011. DOI: 10.1017/S0261444811000309.

OFUGI, Mariana Santana. A sala de aula invertida como técnica alternativa de ensino: um enfoque no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5687 . Acesso em: 12 mar. 2019.

PUENTEDURA, R. R. Transformation, technology, and education (2006). Disponível em: http://hippasus.com/resources/tte/. Acesso em: 08 mar. 2019.

RICHARDS, Jack Clifton; RODGERS, Theodore Stephen. Approaches and methods in language teaching. 2nd.ed. New York: Cambridge Univ., 2001.

RICHARDS, Jack Clifton. O ensino comunicativo de línguas estrangeiras. [Tradução Rosana S.R. Cruz Gouveia]. São Paulo: Special Book Services Livraria; PORTFOLIO SBS: reflexões sobre o ensino de idiomas 13, 2006.

SILVA, Cristina. 10 tips and ideas for using the flipped classroom in the ELT classroom.05 de novembro de 2015. Disponível em: https://www.myetpedia.com/10-tips-and-ideas-for-using-the-flipped-classroom-in-the-elt-classroom . Acesso em: 10 mar.2019.

STANNARD, Russell. Is the flipped classroom relevant to elt? 12/05/2015. Disponível em: https://www.eflmagazine.com/flipped-classroom-relevant-elt/. Acesso em: 12 mar. 2019.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, ed. esp., n. 4. p. 79-97. Curitiba, Brasil, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.

VEGANREXIA. The "have you ever...?" game. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d8ICZSfvNGQ . Acesso em: 09 mar. 2019.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.