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O ensino de inglês permeado pela proposta de sala de aula invertida
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Palavras-chave

Métodos didático-pedagógicos
Sala de aula
Ensino de l´´ínguas

Como Citar

CONSERVA, Dilma Prata; COSTA, Marco Antonio Margarido. O ensino de inglês permeado pela proposta de sala de aula invertida: um relato de experiência didática. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 234–252, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8653788. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8653788. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

As contínuas mudanças sociais e epistemológicas ocasionadas pela globalização têm resultado em uma pluralidade de conceitos para denominar a sociedade pós-moderna – invadida pelos avanços tecnológicos e científicos com uma rapidez incontrolável. Por conseguinte, essa realidade reflete no contexto educacional que urge por mudanças, agregações e transformações nas práticas docentes, e o ensino de inglês não se exclui dessa realidade. As metodologias ativas, mais especificamente o modelo de flipped classroom, têm cooperado para que essas inovações ocorram. O presente relato versa sobre as contribuições das metodologias ativas e as experiências da sala de aula invertida como uma modalidade do ensino híbrido, destacando a sua aplicação no ensino de inglês. Apresenta as experiências desenvolvidas em uma escola de idiomas com alunos do nível pré-intermediário na cidade de Patos-PB. De modo central, objetivou-se nesta pesquisa identificar as contribuições trazidas pela proposta de sala de aula invertida, para a aprendizagem da língua inglesa e conhecer os possíveis desafios para a implementação dessa metodologia. A ancoragem teórica que fundamenta o entendimento das contribuições das tecnologias digitais e da proposta de sala de aula invertida encontra esteio nas obras de Bergamn e Sams (2016), Valente (2017), Monte Mór (2010), Horn e Staker (2015), entre outros.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653788
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