Banner Portal
Intervenção com exergames
PDF

Palavras-chave

Jogos de simulação
Processo cognitivo
Alunos
Neuropsicopedagogia

Como Citar

FRONZA, Fernanda Cerveira; FERRARI, Elisa Pinheiro; FREITAS, Kamyla Thais Dias; CARDOSO, Fernando Luiz. Intervenção com exergames : efeitos sobre as funções executivas de crianças em idade escolar . ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 202–217, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8654037. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654037. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Em virtude da sua interface, a prática de exergames inclui habilidades motoras que envolvem uma ampla gama de feedback sensorial, amplitudes de movimento ajustáveis, níveis de velocidade e precisão, e também uma variedade de tarefas cognitivas e motoras. Assim sendo têm se verificado a associação do uso dos exergames com questões cognitivas. Este é um estudo experimental com intervenção com um período de acompanhamento longitudinal prospectivo de dois meses, controlado e duplo-cego. 64 crianças escolares entre 8 e 10 anos foram distribuídos de forma randomizada em grupo experimental (n=25) e controle (n=23). O Grupo experimental, sempre monitorado por dois pesquisadores, vivenciou um protocolo constituído pelos exergames em 18 sessões de 20 e 30 minutos em substituição a algumas aulas de educação física curriculares. No pré e pós testes utilizou-se de um questionário sócio demográfico,  o Teste de Atenção Concentrada d2 o Teste de Trilhas e o desempenho escolar institucional.  A intervenção de forma geral não teve influencia nas variáveis cognitivas avaliadas nos dois grupos homogêneos, no entanto, encontrou-se interações entre idade e sexo para a variável função executiva relacionada a flexibilidade cognitiva, indicando um efeito positivo da intervenção para os meninos com a idade de 10 anos.

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8654037
PDF

Referências

BATES, Marsha E.; LEMAY, Edward. The d2 Test of Attention: construct validity and extensions in scoring techniques. Journal of the International Neuropsychological Society, v. 10, p. 392–400, 2004.

BEST, John. Effects of physical activity on children’s executive function: contributions of experimental research on aerobic exercise. Developmental Review, n. 30, p. 331–351, 2010.

BEST, John. Exergaming immediately enhances children’s executive function developmental psychology. American Psychological Association, v. 48, p. 1501-1510, 2012.

BIDDISS, Elaine; IRWIN, Jennifer. Active video games to promote physical activity in children and youth. Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, v. 164, p. 664-672, 2010.

BIERMAN, Karen, L.; NIX, Robert; GREENBERG, Mark; BLAIR, Clancy; DOMITROVICH, Celene, E. Executive functions and school readiness intervention: impact, moderation, and mediation in the Head Start REDI program. Development and Psychopathology, v. 20, p. 821-843, 2008.

BLAIR, Clancy.; RAZZA, Rachel, P. Relating effortful control executive function, and false belief understanding to emerging math and literacy ability in kindergarten. Child dev., v. 78, n. 2, p. 647-63, 2007.

BRICKENKAMP, Rolf. Teste d2 de atenção concentrada: manual, instruções, avaliação e interpretação. São Paulo: CETEPP, 2000.

CENTER ON THE DEVELOPING CHILD AT HARVARD UNIVERSITY. Construindo o sistema de “Controle de Tráfego Aéreo” do cérebro: como as primeiras experiências moldam o desenvolvimento das funções executivas. Cambridge: Center on the Developing Child at Harvard University, 2011.

DEUTSCH, Judith E; BRETTLER, Arielle; SMITH, Caroline; WELSH, Jamie; JOHN, R,oshan; GUARRERA-BOWLBY Phyllis; Kafri, Michael. Nintendo wii sports and wi fit game analysis validation and aplication to stroke rehabilitation. Topics in stroke reabilitation, v. 18, n. 6, p. 701-709, 2011.

DI TORE, Pio Alfredo.; RAIOLA, Gaetano. Exergames in motor skill learning. Journal of physical education and sport, v. 12, n. 3, p. 358-361, 2012.

DIAMOND, Adele. Effects of physical exercise on executive functions: going beyond simply moving to moving with thought. Ann Sports Med Res, v. 2, n. 1, p. 959-964, 2011.

DIAMOND, Adele; LEE, Kathleen. Interventions shown to aid executive function development in children 4 to 12 years old. Science, v. 6045, n. 959, p. 959-964, 2011.

DIAS, Natália.; SEABRA, Alessandra. The promotion of executive functioning in a brazilian public school: a pilot study. Spanish Journal of Psychology, v. 18, n. 8, p. 1-14, 2015.

FINN, Amy S; KRAFT, Matthew A; WEST Martin R; LEONARD, Julia A.; BISH, Crystal E; MARTIN Rebecca E.; SHERIDAN, Margaret A; GABRIELI, Christopher F. O; GABRIELI ,John D. E. Cognitive skills, student achievement tests, and schools. Psychol Sci, v. 25, n. 3, p. 736-744, 2014.

GREENBERG, Bradley; SHERRY, John; KENNETH Lachlan; LUCAS, Kristen; HOLMSTROM, Amanda. Orientations to video games among gender and age groups. Simulation & Gaming, v. 41, n. 2, p. 238-259, 2010.

MONTIEL José Maria; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra. Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica. São Paulo: Memnon, 2007. 94-95 p.

MORTON, John Bruce. Funções executivas. Enciclopédia sobre o desenvolvimento na primeira infância. Canadá: University of Western Ontario, 2013.

MUNAKATA, Y; MICHAELSON, Laura; BARKER, Jane; CHEVALIER, Nicolas. As funções executivas na infância. In: ENCICLOPEDIA da primeira infancia. Bouder, Colorado: University of Colorado at Boulder, 2013.

RIGGS,Nathaniel R; JAHROMI, Laudan B; RAZZA, Rachel A , DILLWORTH-BART, Janean E., MUELLER, Ulrich. Executive function and the promotion of social-emotional competence. Journal of Applied Developmental Psychology, v. 27, p. 300-309, 2006.

BEST, John; MILLER, Patrícia, H.; NAGLIERI, Jack. Relations between executive function and academic achievement from ages 5 to 17 in a large, representative national sample. Learning Individual Differences, v. 21, p. 327-336, 2011.

RIVERO, Tiago. S.; QUERINO, Emanuel. H.; STARLING-ALVES, Isabela. Videogame: seu impacto na atenção, percepção e funções executivas. Neuropsicologia Latinoamericana, v.4, n. 3, p. 38-52, 2012.

SALEM, Yasser; ELOKDA, Ahmed S. Effectiveness of a low-cost virtual reality system for children with developmental delay: a preliminary randomised single-blind controlled trial. Physiotherapy, v. 98, n. 3, p. 189-195, 2012.

SINCLAIR, Jeff.; HINGSTON, Phillip.; MASEK, Martin. Considerations for the design of exergames. Proceedings of the 5th international conference on computer graphics and interactive techniques in Australia and southeast Asia. [S.L.]: [s.n.], 2007. p. 289-295.

SINGER, Robert. Performance and human factors: considerations about cognition and attention for self-paced and externally-paced events. Ergonomics, v. 43, n. 10, p. 1661-1680, 2000.

STAIANO, Amanda; CALVERT, Sandra, L. The promise of exergames as tools to measure physical health. Entertainment Computing, v. 2, p. 17-21, 2011.

TEASELL, Robert; MEYER Matthew J.; McCLURE, Andrew; PAN, Cheng; MURIE-FERNANDEZ, Manuel; FOLEY, Norine; SALTER, Katherine. Stroke rehabilitation: an international perspective. Top stroke rehabi, v. 16, 2009.

YEN Chang-Yi; LIN, Kwan-Hwa; HU,Ming-Hsia; WU, Ruey-Meei; LU, Tung-Wu; LIN, Chia-Hwa. Effects of virtual reality-augmented balance training on sensory organization and attentionaldemand for postural control in people with parkinson disease: a randomized controlled trial. Phys ther, v. 91, p. 862-74, 2011.

A ETD - Educação Temática Digital utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.