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Por entre céu e dunas, montanhas e mar
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Palavras-chave

Escrever
Pesquisar
Educação
Fragmentação
Encontro

Como Citar

GONÇALVES, Michele Fernandes; GOMES, Marina Lopes e. Por entre céu e dunas, montanhas e mar: fragmentos de pesquisa e escrita em educação. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 21, n. 4, p. 857–870, 2019. DOI: 10.20396/etd.v21i4.8654811. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8654811. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O que pode o encontro entre fragmentos de pesquisa? O que pode uma escrita-fragmento, feita a muitas mãos, no dizer com esse encontro? Direcionadas por essas indagações e pela vontade de criar, naquilo que comumente denominamos Educação, planos assimétricos nos quais a pesquisa e a escrita possam forjar novas superfícies, novos poros que extravasem outras maneiras de fazer, propomos, neste trabalho, traçar linhas de pensamento e movimento em fluxo, as quais permitam, pela produção da diferença, desconstruir os modelos hegemônicos impostos ao pesquisar e escrever acadêmicos. Ao sugerir e acionar uma escrita fragmentária, ou uma quase-escrita, articulando, de maneiras impensadas, matizes díspares de trabalho na promoção de encontros (im)prováveis, nossa intenção é alargar o campo do possível que se traça entre o pesquisar, o escrever e o viver, fazendo-os coincidir por aquilo que difere, pela escuta de seus ecos e pelo tatear de um estar junto desconhecido. Um movimento sempre incerto e sempre errante, mas também sempre potente porque nunca dado, de (re)habitar, no silêncio e na palavra, no tocar da montanha o céu e no beijar das dunas o mar, a existência.

https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654811
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