Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410

Palavras-chave:

Autismo, Compreensão oral da leitura, Intervenção precoce, Família

Resumo

Os prejuízos nos níveis de compreensão leitora de educandos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aparecem documentados em pesquisas científicas. Nesse cenário, o desenvolvimento de programas de intervenção que possam remediar, precocemente, esses déficits são essenciais.  O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de uma adaptação do programa de intervenção leitora, denominado Reading to Engage Children with Autism in Language and Learning (RECALL). Esse programa incorpora práticas interventivas, baseadas em evidências empíricas, a um modelo de Leitura Dialógica. No caso, uma mãe foi capacitada a empregar estratégias do programa, durante rotinas de leitura com o seu filho, de 6 anos, diagnosticado com TEA. Por meio de um delineamento de pesquisa quase-experimental intrassujeitos, os efeitos das práticas do RECALL, implementadas pela mãe, foram avaliados quanto ao nível de responsividade de seu filho. Os resultados evidenciaram a incorporação parcial das estratégias no repertório de comportamento da mãe e aumento na frequência de ocorrência de turnos comunicativos da criança. Ganhos qualitativos foram identificados no comportamento da díade, incluindo-se melhorias nos níveis de compreensão leitora do menino. Contribuições e limitações do estudo são colocadas em discussão.

 

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Biografia do Autor

Elizabeth Cynthia Walter, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil.

Débora Regina de Paula Nunes , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação Especial - Florida State University (FSU) - Flórida - Estados Unidos. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Natal, RN - Brasil.

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Publicado

2020-02-05

Como Citar

WALTER, E. C.; NUNES , D. R. de P. . Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 27–49, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8655410. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655410. Acesso em: 7 dez. 2021.