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A mediação pedagógica de professoras de crianças com autismo
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Palavras-chave

Metodologia de pesquisa
Docência e infância
Autismo

Como Citar

SOARES, Francisca Maria Gomes Cabral; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. A mediação pedagógica de professoras de crianças com autismo: uma avaliação a partir do uso da Escala de Aprendizagem Mediada (EAM). ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 86–105, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i1.8655543. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655543. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

A educação especial inclusiva requer como um dos aspectos fundamentais reconhecer as características da deficiência do aluno e saber quais instrumentos podem facilitar o aprendizado e a elaboração de estratégias favoráveis ao ensino. Neste estudo, parte da construção de uma tese da primeira autora, orientada pela segunda, o objetivo foi identificar e descrever modos de avaliação dos níveis de mediação pedagógica de professoras em suas práticas para alfabetizar e letrar crianças que estão no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, foi realizada uma pesquisa com caráter qualiquantitativo de delineamento quase-experimental intrassujeito do tipo A-B (linha de base/intervenção), utilizando-se como instrumento para análise dos dados a Escala de Aprendizagem Mediada (EAM). Os resultados sinalizam que a referida escala como instrumento metodológico possibilita aferir níveis de mediação pedagógica e favorece a discussão sobre as interações entre alunos e professores. Discute-se a partir dos achados do estudo o formato de programas de formação continuada em serviço, como a investigação afetou o processo de aprendizagem de todos os envolvidos e que vantagens e dificuldades estiveram presentes no decorrer da pesquisa.

 

 

https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655543
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