Encontros com-fabulatórios

criações imagéticas em ventos indígenas e afro-brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655544

Palavras-chave:

Educação, Imagem, Povos indígenas, Culturas afro-brasileiras

Resumo

A partir das demandas da lei nº 13.639/03, alterada pela lei 11.465/08, este texto articula experiências de encontros entre educação (básica e superior), artes e culturas indígenas e afro-brasileiras, proliferando pensamentos sobre as relações étnico-raciais na convivência escolar e universitária, sobre as dobras epistemológicas e estéticas que esses encontros possibilitam. Essas experiências ocorreram em oficinas realizadas em uma escola de educação do interior de São Paulo e em encontros de criação imagética com estudantes do Ensino Superior da Universidade Estadual de Campinas (SP). Parte-se do conceito de coisa do antropólogo Tim Ingold (2012), e se aposta na criação imagética e na potência do encontro com imagens artísticas que reverberam as culturas indígenas e afro-brasileiras para mobilização de pensamentos sobre educação e relações étnico-raciais. Interessa-nos desdobrar a legislação que baliza as questões étnica e raciais na educação e fabular com essas imagens de artes-áfricas, artes-indígenas, seguindo com elas em fluxos criativos, para deixar-nos afetar, pensar, cantar, perambular e rir nos currículos-cotidianos da educação básica e superior.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Brambilla Costa, Prefeitura Municipal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.  Professora de arte (PEB III)  da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Alik Wunder, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor efetivo da Universidade Estadual de Campinas.

 

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Publicado

2020-11-09

Como Citar

COSTA, A. C. B. .; WUNDER, A. . Encontros com-fabulatórios: criações imagéticas em ventos indígenas e afro-brasileiros. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 990–1009, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8655544. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655544. Acesso em: 4 dez. 2021.