Estratégias Didáticas envolvidas no uso das TIC

o que os professores dizem sobre seu uso em sala de aula?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8657601

Palavras-chave:

Estratégias didáticas, TIC, Professores

Resumo

Comunicação fluente, sólidos conhecimentos relacionados à disciplina que leciona, boa didática e saber usar estratégias de ensino eficazes, são considerados essenciais para um bom professor. Em relação às estratégias didáticas existentes e considerando a era da tecnologia, é importante que sejam discutidos como as Tecnologias da Informação e Comunicação são incorporadas nas práticas pedagógicas e quais estratégias são utilizadas em sala de aula. Para isso, este trabalho teve como objetivo analisar através de entrevistas as estratégias didáticas envolvidas no uso das TIC por três professores do curso de licenciatura em química de uma universidade federal no Brasil. As entrevistas foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que todos os docentes utilizam as TIC em sala de aula, porém somente em uma disciplina os alunos elaboram materiais digitais e planejam aulas com recursos disponíveis na internet, discutindo especificamente sobre o uso das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Menezes da Silva Reis, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Química Computacional pel Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Marcelo Brito Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutor em Tecnologias da Informaçao e Comunicaçao no Ensino de Ciências  pela Universitat de Barcelona (Espanha). Doutor em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.303/2001c. Diário Oficial da União, 07/12/2001, Seção 1, p. 25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1303.pdf. Acesso em: 09 de julho de 2019.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçalves; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. TPACK – conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017.

GAUTHIER, Frontei-Clermont; MATINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-françois; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UNIJUÍ, 1998. (Coleção Fronteiras da Educação)

GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008. 283 p.

HAYDT, Regina Celia Cazaux. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006. 327 p.

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2004.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. Teachers learning technology by design. Journal of Computing in Teacher Education, v. 21, n. 3, p. 94-102, 2005.

LEÃO, Marcelo Brito Carneiro. Tecnologias na educação: uma abordagem crítica para uma atuação prática. Recife, PE : UFRPE, 2011. 179 p.

LEITE, Bruno Silva. Aprendizagem tecnológica ativa. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 3, p. 580-609, 2018.

LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015, 365p.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LIMA, Érika Rossana Passos de Oliveira; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. A tecnologia e o ensino de Química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-06.pdf Acesso em: 09 de novembro de 2017.

MARTINS, Jorge dos Santos. Situações práticas de ensino e aprendizagem significativa. Campinas: Autores Associados, 2009.

MASETTO, Marcos T. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Estratégias didáticas em aulas online no ensino superior. In: LINHARES, Ronaldo N.; PORTO, Cristiane; FREIRE, Valéria (Org.). Mídia e educação: espaços e (co)relações de conhecimentos. Aracaju: Edunet, 2014, p. 61-95.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. 80 p.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação e educação. São Paulo. v. 2. p. 27-35. jan./abr. 1995.

MOURA, Patrícia Homobono Brito; SERRÃO, Caio Renan Goes; FERREIRA, Roger Leomar da Silva; MOYSÉS, Daniele de Araújo; SILVA, Maria Dulcimar de Brito. Aplicação de softwares educacionais em química: um estudo de caso em uma turma do ensino médio em uma escola estadual da cidade de Belém-PA. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, Salvador. Anais do... Salvador: UFBA, 2012.

NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 1998.

OLIVEIRA, Alice; OLIVEIRA, Carmen; MERCADO, Luis. Estratégias didáticas com uso de TIC no ensino superior: a webquest na formação dos estudantes de História. In: Sánchez, J. (Ed.) Nuevas Ideasen Informática Educativa, Santiago de Chile, v. 12, p. 420-425, 2016.

OLISKOVICZ, Katiúcia; PIVA, Carla Dal. As estratégias didáticas no ensino superior. Revista de Educação. v. 15, n. 19, 2012, p. 111-127.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1995.

REIS, Rafaela da Silva; LEITE, Bruno Silva; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro. Percepções sobre a incorporação das TIC em cursos de licenciatura em Química no Brasil. Revista Debates em Educação, v. 11, p. 01-18, 2019.

REIS, Rafaela da Silva; LEITE, Bruno Silva; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro. Apropriação das tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da última década (2007-2016). Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 15, n. 2, p. 1-10, 2017.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research. v. 12, n. 2, p. 4 – 14, 1986.

TUCKMAN, Bruce. Manual de investigação em educação, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

Downloads

Publicado

2021-05-19

Como Citar

REIS, R. M. da S.; LEITE, B. S.; LEÃO, M. B. C. Estratégias Didáticas envolvidas no uso das TIC: o que os professores dizem sobre seu uso em sala de aula?. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 551–571, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i2.8657601. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657601. Acesso em: 26 jul. 2021.