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Pesquisa educacional
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Palavras-chave

Valores humanos
Família
Metodologia da pesquisa
Educação preventiva
Desenvolvimento humano

Como Citar

HICKMANN, Adolfo Antonio; LUZ, Araci Ainelli. Pesquisa educacional: valores humanos e relações interpessoais na escola. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n. 2, p. 392–411, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i2.8660104. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660104. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta dados sobre pesquisa educacional, no campo do desenvolvimento humano de adolescentes, nos ambientes da família, escola e pares. O objetivo é comunicar aos leitores resultados gerais de pesquisa qualitativa, realizada no período de 2015 a 2019, no nível de Doutorado, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), cuja base foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH), de Bronfenbrenner (2005/2011). Teve como foco entender como os valores humanos cultivados no ambiente familiar são percebidos por adolescentes aprendizes e refletidos nas relações interpessoais que mantêm na escola e com os pares. Os participantes foram adolescentes (14 a 17 anos), matriculados no Ensino Médio e que frequentam um programa de formação para o trabalho. O instrumento de coleta de dados foi realizado por entrevistas semiestruturadas, respaldado pelo método bioecológico da Inserção Ecológica (IE), proposto por Cecconello e Koller (2003). Na análise dos dados, utilizou as técnicas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e o software IRAMUTEC. Os resultados evidenciam a centralidade da mãe nas relações interpessoais dos participantes da pesquisa. Ocorreu a validação ecológica dos valores humanos apreendidos na família e a aplicação desses valores nos processos proximais que estabelecem ao longo do ciclo vital. O papel da mãe nas relações familiares e seus efeitos para a vida dos filhos no decorrer da vida indica a urgência de políticas públicas que fomentem o cuidado, a formação e o desenvolvimento de uma cultura focada no desenvolvimento integral de mães, especialmente nas camadas menos favorecidas.

https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660104
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